Comandante do Exército fala aos novos soldados em Brasília

Solenidade

Publicado em 01/03/2024 13h03 | Atualizada em 01/03/2024 14h01

1º Sgt Sionir (CCOMSEx)

Brasília (DF) – Nesta sexta-feira, 1° de março, uma cerimônia importante para milhares de jovens foi realizada em quartéis do Exército Brasileiro por todo o país: a incorporação dos jovens que prestarão o Serviço Militar Inicial. No Batalhão da Guarda Presidencial (BGP), em Brasília, a cerimônia marcou a entrada de 487 novos militares na Força e contou com a presença do Comandante do Exército, General Tomás.

Diante de suas famílias, centenas de jovens entraram pelos portões do quartel como civis – vestindo calça jeans e camiseta branca – e surgiram pouco depois no pátio do Batalhão usando, pela primeira vez, a farda camuflada do Exército. Nas palavras dirigidas aos novos recrutas, o General Tomás destacou a relevância do momento para a Força. “Vocês estão representando os mais de 55 mil conscritos que estão incorporando hoje em todo o Exército. É uma alegria para nós receber vocês, que foram selecionados dentre mais de um milhão de jovens que se apresentam todos os anos para o Serviço Militar”.

O Comandante do Exército também ressaltou o papel de quem mais apoiou os jovens a alcançarem a conquista da incorporação. “Hoje nós homenageamos as famílias que entregaram vocês aqui para o quartel. Vocês começarão uma vivência de cidadania que é única, diferente. No começo, sempre existe o medo do que vai acontecer daqui para frente, mas sei que, no fim, muitos vão querer ficar, e outros que forem embora derramarão lágrimas em suas saídas”.

Após a cerimônia, o recém-incorporado Giovani Henrique Santos enumerou o que espera absorver da experiência de servir o Exército. “Espero aprender sobre hierarquia e responsabilidade, e sobre manter a palavra”. Sua mãe, Sra Daine Batista dos Santos, destacou a emoção que sentiu ao vê-lo de farda. “A mesma realização que ele sentiu passou para mim. Achei a cerimônia linda e estou muito orgulhosa dele”.

O recruta José Armando Oliveira Santana foi outro que comemorou muito a incorporação com a família. “Estou muito realizado. Aqui, espero ganhar mais confiança e ser mais proativo”. A mãe, Josélia Oliveira, era só alegria. “Ele é o primeiro militar da família. Estamos cheios de orgulho”.

Também participaram da solenidade o Secretário-Geral do Exército, General Basto; o Comandante Militar do Planato, General Carmona; o Chefe do Gabinete do Comandante do Exército, General Márcio; o Assessor Parlamentar do Gabinete do Comandante do Exército, General Silva Neto; o Comandante do Batalhão da Guarda Presidencial, Coronel Bertolino.

Incorporação
A incorporação representa o fim do processo de recrutamento do jovem brasileiro para o Serviço Militar e o início da trajetória do soldado na instituição. Antes da entrada nas Forças Armadas, os jovens passam pelas por fases como alistamento, seleção geral, designação e seleção complementar. Após a incorporação, uma vez incluído em uma organização militar, o soldado passa por uma ambientação que o familiariza com a rotina e as práticas comuns ao ambiente militar, o que inclui noções de hierarquia, disciplina e civismo e atividades físicas.

Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército

Conteúdo Relacionado