Comandante do Exército recepciona novos paraquedistas

Asas de prata

Publicado em 03/08/2024 18h05 | Atualizada em 03/08/2024 20h07

Rio de Janeiro (RJ) –  Neste sábado, dia 3 de agosto, o Comandante do Exército Brasileiro, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, Paraquedista número 35.774, acompanhou o  Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, na Cerimônia de Brevetação dos 798 novos soldados paraquedistas. O evento ocorreu na Brigada de Infantaria Paraquedista, no Rio de Janeiro.

Nesta formatura, o Comandante do Exército esteve com familiares e amigos dos recém-formados, prestigiando a entrega da boina grená e o brevê das asas de prata.

Ao fazer uso da palavra, o General Tomás enfatizou a vocação de amar o Exército e o Brasil, e ressaltou a coragem dos novos paraquedistas, que são treinados para o combate em condições adversas. "Destaco a coragem de cada paraquedista, saltando à noite para cumprir sua missão, coragem de acreditar no que é correto e dizer não ao que é errado, coragem de acreditar nos valores da família", disse o Comandante.

Ainda na manhã do dia 3 de agosto, o General Tomás acompanhou o Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, nos saltos que antecederam a cerimônia de brevetacão dos novos paraquedistas. A atividade operacional foi realizada a bordo da aeronave KC -390, da Força Aérea Brasileira.

Os paraquedistas são uma tropa de elite do Exército Brasileiro, capaz de responder com rapidez, eficácia e poder de combate a qualquer ameaça ao território nacional ou à garantia da lei e da ordem.

Formação
A Formação Básica do Soldado Paraquedista é composta pelo Treinamento Individual Básico de Combate (TIBC) e pelo Estágio Básico Paraquedista.

O TIBC é composto por instruções de técnicas especiais cujo objetivo é tornar o militar apto a combater em ambiente hostil, isoladamente ou em grupo, provendo a sua subsistência sob condições adversas.

O Estágio Básico Paraquedista é dividido em três fases. A primeira fase é realizada na unidade Paraquedista de origem e visa preparar fisicamente o combatente; a segunda fase desenvolve-se sob a coordenação da Formação Básica Paraquedista na Área de Estágios, onde, durante duas semanas, os militares aprendem as técnicas de salto. A terceira etapa é destinada à realização dos saltos de qualificação.

 

Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército

Conteúdo Relacionado