Comandante do Exército participa de briefing operacional no Rio Grande do Sul

Operação Taquari 2

Publicado em 03/05/2024 14h17 | Atualizada em 03/05/2024 14h19

CMS

Santa Maria (RS) – Nesta quinta-feira, 2 de maio, foi realizada na Base Aérea de Santa Maria uma reunião com o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, junto a uma equipe de ministros, o Comandante do Exército, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, o Comandante Militar do Sul, General Hertz Pires do Nascimento, o Governador Eduardo Leite, e prefeitos de cidades atingidas pelas recentes chuvas na região central do Rio Grande do Sul.

A reunião foi conduzida na Sala de Situação Integrada, criada sob coordenação do Comando Militar do Sul para o apoio às vítimas das enchentes. Foram apresentados os efeitos do evento meteorológico de proporções históricas que atingiu o Rio Grande do Sul, bem como as ações de salvamento em curso. O espaço de Comando e Controle foi destinado à organização das operações de resgate.

O Comandante do Exército destacou que a sinergia tem sido fundamental para o trabalho coordenado com as demais agências e que a integração das ações no Comando Militar do Sul, com efetivo de 51.500 militares, oferece as condições para o sucesso das operações. “Podemos aumentar o efetivo com militares do Paraná e Santa Catarina, além do Rio Grande do Sul. Na medida em que for necessário, deslocaremos nossos meios para reforçar ainda mais as ações, para levar socorro rápido e ágil à população”, disse General Tomás.

Estiveram presentes na reunião os ministros da Casa Civil, Rui Costa, dos Transportes, Renan Filho, do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, das Cidades, Jader Filho, e da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta.

No momento, o Comando Operacional Conjunto Taquari 2 desempenha a coordenação civil-militar com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, mobilizando 25 organizações militares do Exército, da Marinha e da Força Aérea, com um total de 932 militares no terreno. 

Força-tarefa trabalha dia e noite no apoio à população do Rio Grande do Sul.

Fonte: Comando Militar do Sul

Conteúdo Relacionado