Comandante da Operação Conjunta Pantanal II acompanha ações de combate a incêndios - Notícias
Comandante da Operação Conjunta Pantanal II acompanha ações de combate a incêndios
Visita operacional
CMO
Corumbá (MS) – Na última segunda-feira, 8 de julho, o Comandante da Operação Conjunta Pantanal II, General de Exército Luiz Fernando Estorilho Baganha, visitou a guarnição de Corumbá, onde se reuniu com autoridades civis e militares das esferas Federal, Estadual e Municipal que estão diretamente envolvidas no combate ao fogo naquela região. O objetivo foi apresentar aspectos de prontidão logística e operacional das Forças Armadas para o cumprimento da missão.
A atividade teve início no auditório do 17º Batalhão de Fronteira (17º B Fron), integrante da Força Terrestre Componente Pantanal (FTC Pantanal). O General Baganha reforçou a necessidade de se manter a motivação e o profissionalismo neste importante momento de combate aos incêndios no Pantanal.
Na sequência, o Comandante presidiu uma reunião nas instalações do Centro de Operações do Comando do 6º Distrito Naval, oportunidade em que conheceu as atividades desenvolvidas no combate aos incêndios, os equipamentos e recursos humanos empregados pela Força Naval Componente (FNC).
Após isso, a comitiva esteve no Centro de Controle do 3º Grupamento de Bombeiros Militares (3º GBM) e no Centro de Operações do Ibama, onde identificou as necessidades desses órgãos no que tange à prestação de um apoio logístico oportuno e eficaz.
Ao término da atividade, o Comandante Conjunto realizou um voo a bordo do KC-390, meio da Força Aérea Componente (FAC), onde acompanhou uma surtida aérea de combate aos focos de incêndio para constatar a efetividade do uso deste equipamento, empregado durante a operação.
No dia 28 de junho, no Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Oeste (CCOp/CMO), foi realizada a primeira reunião do Comando Operacional.
Uma semana após a ativação do Comando, as atividades de apoio logístico das Forças Armadas aos órgãos de proteção ambiental das três esferas governamentais já seguiam em ritmo constante e ininterrupto.
Operação Conjunta Pantanal II
Para que uma operação de dimensões tão amplas seja realizada, é necessário o emprego simultâneo de diversos meios, todos eles vocacionados para o mesmo objetivo. As Forças Armadas, pela sua prontidão logística e operacional, utilizam os recursos humanos e materiais existentes para missões tão complexas e realizadas em uma região conhecida pela sua dimensão e características próprias como o Pantanal.
O Cmdo Op Cj Pantanal II foi ativado no dia 28 de junho, por meio da portaria 3.179, assinada pelo ministro da Defesa, José Múcio Monteiro. Com essa medida, as Forças Armadas, compostas pela Marinha, Exército e Força Aérea, somam esforços para combater os incêndios na região do Pantanal pelo período de quatro meses. As atividades do Comando Conjunto estão sob a responsabilidade do General de Exército Baganha. As ações são desencadeadas nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Fonte: Comando Militar do Oeste