Colégio Militar de Belo Horizonte participa da Genius Olympiad (EUA) - Notícias
Colégio Militar de Belo Horizonte participa da Genius Olympiad (EUA)
Competição internacional
CPOR/CMBH
Rochester (EUA) – Entre os dias 9 e 14 de junho, estudantes do Colégio Militar de Belo Horizonte (CMBH) e do Colégio Militar do Recife (CMR) representaram o Brasil na Genius Olympiad 2025, competição internacional que reúne alunos do ensino médio que disputam entre si por meio de apresentações de projetos focados em desenvolver soluções inovadoras para problemas ambientais globais, criando alternativas sustentáveis e de impacto social. O evento reuniu projetos científicos de 69 países apresentados em uma semana de atividades científicas e culturais.
Após a seleção inicial de projetos nacionais que ocorreu durante a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) 2025, o projeto "Development of a low-cost and inclusive manikin for cardiac massage training" (Desenvolvimento de um manequim inclusivo e de baixo custo para treinamento em massagem cardíaca), cujo objetivo é democratizar o acesso ao treinamento em reanimação cardiopulmonar por meio de um manequim acessível e de baixo custo, do CMBH, foi selecionado para representar o país na competição internacional.
A participação em uma feira internacional como a Genius Olympiad, representando o Sistema Colégio Militar do Brasil e o nosso país, foi uma vitória. Os alunos Ana Clara D’Oliveira Azeredo, João Pedro Santos de Oliveira, Luísa Santos Oliveira e Samuel Teodoro Braga Martins demonstraram empenho, maturidade, espírito científico e de competição, enquanto os professores envolvidos se dedicaram incansavelmente à preparação de todas as atividades relacionadas ao projeto, revisão dos trabalhos e orientação dos alunos.
A experiência foi enriquecedora e reforça o compromisso do Sistema de Educação e Cultura do Exército e do Exército Brasileiro com a ciência, a inovação e a formação cidadã. O aluno Santos, durante as suas palavras por ocasião do encerramento da atividade, agradeceu a todos que permitiram que o objetivo de participar da competição fosse atingido, em especial ao EB, por meio do Departamento de Educação e Cultura do Exército e da Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial. O CMBH segue firme no propósito de transformar o conhecimento em ação e resultados.
Veja também:
Alunos dos Colégios Militares são premiados em Simulação Modelo ONU nos Estados Unidos
Projeto de alunas do Colégio Militar de Manaus pode ajudar no tratamento de doenças como Alzheimer e Parkinson
Alunos dos Colégios Militares conquistam 12 premiações na Febrace
Colégio Militar de Belém impulsiona inovação e sustentabilidade
Siga o canal do Exército Brasileiro no WhatsApp
Fonte: CPOR/CMBH