Colégio Militar de Belém realiza terceira edição de simulação da ONU com foco em debates globais

Integração com a sociedade

Publicado em 05/09/2025 10h07 | Atualizada em 05/09/2025 11h01

Comando Militar do Norte

• A 3ª edição do MUNdoCMBel (28-30/ago) no CMBel reuniu mais de 100 estudantes de 11 escolas. A simulação da ONU com comitês diversos ofereceu vivência diplomática realista.

• Organizado pelo CRIMBel, o evento visou desenvolver oratória, negociação, pensamento crítico e tomada de decisão. Proporcionou protagonismo juvenil, preparando alunos com uma visão ampla de temas relevantes e aprimorando habilidades essenciais.

• O MUNdoCMBel transformou alunos, aprimorando a confiança e o comprometimento com relações internacionais. Reforça o valor pedagógico do CMBel e seu compromisso com a formação integral, preparando jovens para o protagonismo e desafios globais.

 

Belém (PA) – Entre os dias 28 e 30 de agosto, o Colégio Militar de Belém (CMBel) promoveu a terceira edição da simulação do Modelo das Nações Unidas, o MUNdoCMBel, reunindo mais de 100 estudantes de 11 instituições públicas e privadas. Durante três dias, o colégio se transformou em um verdadeiro centro de debates, aproximando os alunos da vivência diplomática e dos desafios da cooperação internacional.

Assumindo o papel de representantes de países e organizações internacionais, os participantes foram divididos em três comitês temáticos: ‘invisibilização de comunidades em situação de vulnerabilidade diante das mudanças climáticas’; ‘julgamento simulado de Napoleão Bonaparte’; e um comitê conduzido inteiramente em inglês, voltado à análise de acordos internacionais sobre legislação espacial. Foi a primeira vez que o evento contou com uma configuração tão próxima aos modelos oficiais da ONU, proporcionando uma experiência ainda mais realista.

Organizado pelo Clube de Relações Internacionais do CMBel (CRIMBel), o MUNdoCMBel buscou desenvolver competências como oratória, negociação, pensamento crítico e tomada de decisão. Para Yasmim Souza, aluna do 2º ano, Secretária-Geral do evento, a atividade é um espaço de protagonismo juvenil. Segundo ela, a simulação proporciona uma preparação ampla e profunda, capaz de oferecer uma visão panorâmica sobre temas diversos, como, por exemplo, a COP 30. “É um chamado pela força juvenil, pelo protagonismo e pela liderança que o Colégio Militar de Belém acredita serem essenciais para a formação não só de um estudante, mas de um cidadão brasileiro”, destacou.

O evento contou com alunos de todas as idades, a exemplo do Enzo, com apenas 11 anos, que relatou que entrar para o Clube de Relações Internacionais e participar do evento foi transformador. “Melhorou a minha forma de ver o mundo e agora estou totalmente comprometido com relações internacionais. Promovemos a cooperação entre as delegações e foi um comitê muito frutífero”, afirmou.

Uma outra novidade desta edição foi a abertura para estudantes de outras instituições de ensino. Entre os participantes, a estudante Luma Lobato, do Colégio Federal Sistema de Ensino, contou que ganhou confiança ao longo das sessões. “Eu comecei insegura, pensando que eu não ia conseguir abordar as temáticas apresentadas, mas ao longo da sessão percebi que todo mundo ali também é jovem, também está aprendendo. Ganhei mais confiança, minhas habilidades de escrita melhoraram, aprendi a ter persuasão para fazer acordos, então foi bem legal”. Para ela, a atividade realizada em um ano em que Belém sediará a COP 30 reforça a importância de engajar os jovens em temas de sustentabilidade e cidadania: “todo mundo pode fazer a diferença. Por mais que não tenha um ensino superior, pode sim ajudar o meio ambiente, saber mais sobre sustentabilidade e sobre a sua própria nação”, destacou.

O Coordenador Acadêmico e Logístico do evento, Capitão Paulher, ressaltou o valor pedagógico da simulação, considerada por ele um dos instrumentos mais eficazes para o aprendizado. “Nosso interesse é colocar todos esses alunos mergulhados em um contexto de como seriam as simulações dos principais organismos que compõem a ONU e com isso, esses alunos acabam por discutir assuntos de extrema relevância, seja no cotidiano dos países ou até mesmo de muito impacto nas relações internacionais, que é o que hoje tem sido cobrado muito nos exames de vestibular”, explicou.

O encerramento, realizado no sábado (30), contou com uma coletiva de imprensa simulada, além da entrega de certificados, agradecimentos, menções honrosas e premiações aos melhores delegados de cada comitê - escolhidos pelos próprios alunos participantes.

Compromisso com a educação integral

A terceira edição do MUNdoCMBel coincidiu com as comemorações dos 10 anos de fundação do Colégio Militar de Belém, reforçando uma das marcas da instituição: a valorização das atividades extracurriculares.

Segundo o Subcomandante do CMBel, Coronel Góis, essa filosofia está presente no projeto pedagógico da escola. “O Colégio Militar de Belém pauta suas atividades pedagógicas oferecendo não apenas a formação curricular, mas também atividades extracurriculares em contraturno, como clubes e grêmios, que complementam a formação cívica e profissional dos alunos. Tudo isso seguindo os valores e tradições do Exército Brasileiro.”.

Veja também:

Colégio Militar de Belém celebra 10 anos com apresentação cultural

Colégio Militar de Belém impulsiona inovação e sustentabilidade

Alunos dos Colégios Militares conquistam 12 premiações na Febrace

Jogos da Amizade promovem integração e fortalecem coesão entre Colégios Militares

Colégios Militares conquistam mais de 400 medalhas na 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática

Colégio Militar de São Paulo disputa Olimpíada de Matemática na Tailândia

Alunos do Colégio Militar conquistam mais de 400 medalhas na OBMEP

Siga o canal do Exército Brasileiro no WhatsApp

 

Fonte: Comando Militar do Norte

Conteúdo Relacionado