CMNE recebe Presidente da República para assinatura de Termo para construção da Escola de Sargentos do Exército

Futuro da Força

Publicado em 19/01/2024 17h07 | Atualizada em 22/01/2024 09h42

ST Edmilson

 

 

Recife (PE) – O Comando Militar do Nordeste (CMNE) recebeu o Presidente da República para assinatura do Termo de Compromisso para construção da Escola de Sargentos do Exército, nesta sexta-feira, dia 19 de janeiro.

Além do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o evento contou com a presença da Governadora do Estado de Pernambuco, Raquel Lira; do Ministro de Estado da Defesa, José Mucio Monteiro Filho; do Comandante do Exército, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva; do Comandante Militar do Nordeste, General de Exército Maurílio Miranda Netto Ribeiro; além de Autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário dos níveis Federal, Estadual e Municipal, dentre outros.

A Escola de Sargentos do Exército (ESE) é o maior projeto do Exército desde a construção da Academia Militar das Agulhas Negras, na década de 40. Este projeto tem o objetivo de reunir, na Região metropolitana do Recife, 16 estruturas de ensino que atualmente formam os sargentos de carreira do Exército Brasileiro.

Serão cerca de 2.200 alunos, formados em 16 especialidades distintas, em dois anos de preparação, com uma educação superior de nível tecnólogo.

O projeto tem como maior parceiro estratégico o Governo de Pernambuco, o qual está comprometido em contribuir com aspectos relacionados à infraestrutura onde será construída a Escola.

Haverá substanciais legados sociais, econômicos, educacionais e ambientais, ao longo dos anos de construção do empreendimento, que pretende ativar o complexo escolar, com o campus educacional, um Batalhão de apoio à instrução e duas vilas militares, para os instrutores e monitores e suas famílias.

A ativação deste novo centro de ensino do Exército representará muito para o desenvolvimento de Pernambuco e alcançará, ainda, benefícios para a população e para o Nordeste, como a criação de cerca de 30 mil empregos diretos e indiretos no período das obras.

“Este será um dos maiores centros de formação de Sargentos do mundo, cuja finalidade principal é centralizar e aperfeiçoar o processo de formação e graduação dos Sargentos de carreira, que compõem cerca de 62% do efetivo profissional do Exército, no nível superior tecnólogo”, pontuou o Ministro da Defesa.

Ao discursar, o Presidente da República destacou os benefícios do desenvolvimento econômico da região e enfatizou que o empreendimento demonstrará a imensa potencialidade do estado de Pernambuco, em conhecimento, educação e inovação.

“Vamos reunir aqui, na região metropolitana de Recife, tudo o que hoje está sendo feito em 19 Organizações Militares em todo o Brasil”, disse.

Fonte: Comando Militar do Nordeste

Conteúdo Relacionado