Colégio Militar de Belém impulsiona inovação e sustentabilidade - Notícias
Colégio Militar de Belém impulsiona inovação e sustentabilidade
Feira Científica e de Robótica
Colégio Militar de Belém
Belém (PA) – No dia 7 de junho, os alunos do Colégio Militar de Belém (CMBel) serão os protagonistas da VIII Feira Científica e de Robótica (FCR), um evento que promete revelar novos talentos e projetos com foco na sustentabilidade e na pesquisa científica. A FCR, que ocorrerá das 8 h às 12 h, destaca a excelência educacional do CMBel e a sua preocupação com o desenvolvimento de soluções inovadoras.
Um dos destaques da FCR é o projeto de um grupo de estudantes que aplica os princípios da "Química Verde" para desenvolver um protetor solar orgânico. Utilizando bioprodutos da natureza amazônica, como óleo de buriti e manteiga de cupuaçu, os alunos buscam oferecer uma alternativa sustentável e eficaz para a indústria cosmética, demonstrando o potencial da biodiversidade local.
Outra iniciativa de grande relevância social é a criação de um biokit para medição da qualidade da água. Este kit de testes rápidos será distribuído à população ribeirinha, e os alunos não só desenvolverão o produto, mas também se engajarão na assistência direta às comunidades, ensinando a utilização do biokit. Complementarmente, os estudantes estão produzindo material didático para redes sociais e promovendo workshops e palestras sobre sustentabilidade, ampliando o alcance do conhecimento.
Ciência e Sustentabilidade para o Futuro:
Com o tema "De Belém para o mundo: ciência e sustentabilidade na construção dos equilíbrios econômico, social e ambiental", a VIII Feira Científica e de Robótica se alinha estrategicamente aos debates da COP30, que também ocorrerá em Belém, em novembro. O evento promoverá reflexões cruciais sobre meio ambiente, novas tecnologias e a valorização da cultura local, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
A FCR representa uma oportunidade ímpar para os alunos do ensino fundamental e médio do CMBel aprimorarem suas habilidades acadêmicas e pessoais. Além disso, a feira serve como uma importante vitrine para a prospecção de trabalhos e talentos, visando as seletivas do Desafio Global do Conhecimento 2025 e da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia 2026, projetando o potencial dos jovens cientistas do Sistema Colégio Militar.
Veja também:
Alunos dos Colégios Militares conquistam 12 premiações na Febrace
Colégios Militares têm 9 projetos finalistas na maior feira de ciências do Brasil
Alunos dos Colégios Militares são premiados em Simulação Modelo ONU nos Estados Unidos
Colégios Militares conquistam mais de 400 medalhas na 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática
104 anos da Fundação Osorio
Fonte: Colégio Militar de Belém