Cerimônia de entrega de espadas aos novos generais do Exército

Promoção de oficiais-generais

Publicado em 03/04/2025 17h00 | Atualizada em 04/04/2025 11h50

ST Edmilson

Brasília (DF) – Os mais novos oficiais-generais do Exército Brasileiro receberam as espadas relativas aos postos em cerimônia realizada no dia 3 de abril, no Quartel-General do Exército, em Brasília. Marcado pelo simbolismo e emoção, o tradicional evento representa a renovação do compromisso assumido pelos oficiais promovidos, como chefes militares, ao alcançarem o mais alto grau hierárquico da Instituição.

O Comandante da Força, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, presidiu a cerimônia, que contou com as presenças de integrantes do Alto-Comando do Exército de hoje e de ontem; de oficiais-generais; do Arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil, Dom Marcony Vinícius Ferreira; de integrantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; de representantes de funções essenciais da Justiça; além de outras autoridades civis e militares.

Receberam o bastão de comando e as espadas de oficiais-generais, os Generais de Brigada promovidos no último dia 31 de março: Albino José da Cruz Rendeiro (Médico), Douglas Corbari Corrêa (Engenheiro Militar), Marcelo Martini Monteiro (Combatente), Vinícius Gonçalves Souza (Combatente), Marcus Porto de Oliveira (Combatente) e Almyr Costa dos Santos (Intendente).

A ocasião também registrou homenagem ao General de Divisão (Engenheiro Militar) Alexandre Martins Castilho, promovido na mesma data.

Novos desafios

O Chefe do Estado-Maior do Exército, General de Exército Richard Fernandez Nunes, realizou a tradicional saudação aos novos generais, na qual destacou: “Os desafios que terão de enfrentar são de tal magnitude que vou expressar esta mensagem em conformidade com a nova concepção de transformação de nosso Exército, consubstanciada no desenho da Força 40, o que nos impõe antever e apreciar criteriosamente as capacidades militares a serem obtidas ou aprimoradas nos próximos anos. Para bem exercerem papel de liderança nesse processo, o fio condutor metodológico pode ser de grande valia”.

O General Richard acrescentou: “meus caros generais, traçado este breve e genérico roteiro sobre o acrônimo DOAMEPI (doutrina, organização, adestramento, material, educação, pessoal e infraestrutura), creio tê-los provocado a olhar para o futuro ainda mais comprometidos com a Transformação de nosso Exército, com a Força 40! É isso o que esperamos de vocês, os companheiros mais antigos que aqui vêm testemunhar este momento de júbilo, bem como os subordinados que vocês liderarão, simbolicamente representados, neste evento, pelos jovens cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras, que portam as espadas que receberão dentro de instantes”.

Esse último aspecto citado pelo Chefe do EME, a condução das espadas de generais pelos cadetes da AMAN, representou um momento marcante da cerimônia, que emocionou a assistência. Um dos oficiais promovidos, o General de Brigada Almyr, teve a espada conduzida pelo próprio filho, o Cadete de Infantaria Pedro Henrique de Moura Santos, representando a renovação de ideais e preservação das tradições castrenses que atravessam gerações.

Acesse o documento da promoção em PDF.

 

 

 

 

Você sabia que o Exército tem um canal no WhatsApp? Siga e fique informado:

Canal do Exército Brasileiro no WhatsApp

 

Fonte: CCOMSEx

Conteúdo Relacionado