Cerco da Lapa: história de coragem e resistência é relembrada no Paraná

Heroísmo

Publicado em 13/02/2025 11h12 | Atualizada em 13/02/2025 11h33

15º GAC AP

Lapa (PR) — Uma cerimônia no dia 7 de fevereiro de 2025 homenageou os 131 anos dos feitos heroicos dos Bravos da Lapa, que resistiram durante 26 dias no conflito que veio a ficar conhecido como "Cerco da Lapa". O evento com autoridades civis e militares ocorreu em frente ao "Panteon dos Heroes", onde repousam os restos mortais do General Gomes Carneiro, do Coronel Lacerda, do Coronel Dulcídio, do Tenente Coronel Amintas de Barros, do General Sisson, além de outros vários combatentes que lutaram em defesa da República. A vitória dos republicanos na Lapa foi decisiva para a consolidação da República no estado do Paraná.

A cerimônia, que foi organizada pelo 15º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, "Grupo General Sisson", teve o apoio da Prefeitura Municipal da Lapa e da Polícia Militar do Paraná, e ainda, contou com a presença da Senhora Marly dos Reis Príncipe Bizetto, bisneta do General Gomes Carneiro, e do senhor André Pereira, Tataraneto do Coronel Dulcídio.

Durante o evento, houve a premiação dos vencedores do concurso de redação realizado nas escolas municipais, com o tema "O Cerco da Lapa". 

Em seguida, foi depositada uma corbelha de flores no busto do General Antônio Ernesto Gomes Carneiro, símbolo de liderança militar e bravura, responsável por comandar as tropas legalistas durante as investidas federalistas. Recordamos com reverência as palavras deste herói, ditas em seu leito de morte, após ser gravemente ferido em combate: “Há uma só ordem: resistência a todo transe!”

O encerramento da solenidade foi marcado pelo desfile da tropa em continência ao General de Divisão Ricardo José NIGRI, Comandante da 5ª Divisão de Exército, e em homenagem aos Bravos Heróis do Cerco da Lapa.

Fonte: 15º GAC AP

Conteúdo Relacionado