Centro inicia estágio para capacitação de civis em Operações de Paz - Notícias
Centro inicia estágio para capacitação de civis em Operações de Paz
Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil
CCOPAB
Rio de Janeiro (RJ) – Em 29 de julho de 2024, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) deu início às atividades presenciais do Estágio de Capacitação de Civis para Operações de Paz (ECCOP), iniciativa pioneira no âmbito da América Latina, desenvolvida junto à Rede Brasileira sobre Operações de Paz (REBRAPAZ).
Ao oferecer o estágio, o CCOPAB demonstra não somente o seu compromisso com a excelência e com a ampliação da participação brasileira em operações de paz internacionais, mas também promove a projeção do Brasil como um líder global na promoção da paz e segurança internacional.
Início do Estágio
Após uma semana de atividades de ensino a distância, a fase presencial do estágio está sendo realizada nas instalações do CCOPAB, e conta com a participação de 31 estagiários, incluindo mestres e doutores, que receberão palestras de uma equipe de instrução diversificada, composta por militares, policiais e personalidades civis com extensa experiência em Missões de Paz.
Nesta primeira jornada, os estagiários receberam uma ambientação acerca do funcionamento atual das operações de paz, os principais conflitos enfrentados e seus principais atores globais, subsidiando-os com o conhecimento necessário para as demais matérias que serão lecionadas ao longo da semana.
Marcando a abertura das atividades presenciais de capacitação, os estagiários receberam uma apresentação institucional do CCOPAB, seguida de uma visita às instalações, quando tiveram a oportunidade de conhecer o histórico do Centro, de sua criação até a atuação contemporânea na preparação de recursos humanos para Missões de Paz e Desminagem Humanitária, refletindo o compromisso do Brasil com a promoção da paz e segurança global.
Sobre o CCOPAB
Fundado em 2010, o CCOPAB, que também é conhecido como Centro Sergio Vieira de Mello, tem como missão preparar militares, policiais e civis brasileiros e estrangeiros para participarem de missões de paz em âmbito internacional. Com uma infraestrutura moderna e instrutores qualificados, o centro tem se destacado na formação de profissionais para operações de paz, sendo frequentemente elogiado por organismos internacionais e parceiros estratégicos.
Fonte: Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil