Capacitação de operação de viatura-rádio eleva prontidão operacional na fronteira - Notícias
Capacitação de operação de viatura-rádio eleva prontidão operacional na fronteira
Operacionalidade
Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército
• Capacitação SISFRON em Corumbá: o CCOMGEX coordenou um treinamento em Corumbá-MS, dias 6 e 7 de agosto, sobre configuração e operação de postos de comunicações em viatura-rádio para o Projeto SAD 2 do SISFRON. Dez militares participaram, instruídos por profissionais da EMBRAER.
• Tecnologia e Capacidade Operacional: os postos de comunicações em viatura-rádio utilizam tecnologias de última geração, oferecendo enlaces seguros, integração a sistemas de comando e controle, e aumentando a disponibilidade e confiabilidade das comunicações para as Forças.
• Fortalecimento do Exército Brasileiro: iniciativas como esta capacitação fortalecem a capacidade operacional do Exército, padronizam procedimentos e mantêm a prontidão necessária para o cumprimento de suas missões constitucionais, focando no ciclo completo do sistema.
Brasília (DF) – Nos dias 6 e 7 de agosto, o Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército (CCOMGEX) coordenou, em Corumbá-MS, uma capacitação voltada à configuração e operação de postos de comunicações em viatura-rádio, no âmbito do Projeto de Sensoriamento e Apoio à Decisão – Fase 2 (Pjt SAD 2), parte integrante do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON).
A instrução foi ministrada por profissionais da EMBRAER, com o apoio da Organização Brasileira para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Controle do Espaço Aéreo (CTCEA). Participaram 10 militares, sendo quatro da Companhia de Comando da 18ª Brigada de Infantaria de Pantanal (Cia C/18ª Bda Inf Pan) e seis da 18ª Companhia de Comunicações (18ª Cia Com).
Os postos de comunicações instalados em viatura-rádio proporcionam as ligações necessárias aos comandos operacionais. Empregando tecnologias de última geração, com enlaces seguros, integração a sistemas de comando e controle e recursos que elevam a disponibilidade e a confiabilidade das comunicações, esses equipamentos incrementam capacidades às Forças.
Nos Pjt SAD, a geração dessas capacidades não se limita à entrega de material, mas foca no ciclo completo, o que inclui a habilitação de militares para a plena utilização dos sistemas entregues em missões operacionais.
Com iniciativas como esta, o Exército Brasileiro fortalece sua capacidade operacional, padroniza procedimentos e mantém a prontidão necessária ao cumprimento de suas missões constitucionais.
Saiba mais:
Tecnologia portátil reforça defesa contra ameaças aéreas não tripuladas
Defesa da fronteira é reforçada com viaturas especializadas de Comunicações
Exércitos Brasileiro e de Portugal fortalecem cooperação em Defesa Cibernética e Guerra Eletrônica
Fonte: Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército