Cantor Paraná é homenageado pelos Dragões da Independência

Coesão

Publicado em 07/10/2025 14h46 | Atualizada em 08/10/2025 11h25

Fotos: Sd Marcos

• O cantor Paraná (José Cláudio Gomes) foi homenageado no 1º Regimento de Cavalaria de Guardas, em Brasília, onde serviu em 1976. A cerimônia ocorreu em 3 de outubro.

• O evento marcou a inauguração do projeto “Soldado ontem, cidadão sempre”, iniciativa do CCOMSEx que valoriza personalidades que serviram à Força. O projeto reforça valores como disciplina e civismo.

• Foi destacado que as lições de camaradagem e disciplina aprendidas como Soldado José foram a base de sua trajetória vitoriosa. O cantor, emocionado, entoou a música “Canarinho Prisioneiro”.

Brasília (DF) – O pátio de formaturas do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas (Dragões da Independência), em Brasília, foi palco de uma cerimônia emocionante na manhã da sexta-feira, 3 de outubro. O homenageado foi o cantor Paraná, nome artístico de José Cláudio Gomes, que serviu ao Exército na turma de 1976.
 


O evento marcou a inauguração do projeto “Soldado ontem, cidadão sempre”, iniciativa do Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx) que busca valorizar a trajetória de personalidades brasileiras que passaram pelas fileiras da Força.

 



Memórias de caserna

Paraná chegou ao Regimento acompanhado da esposa, Sra Cida, e foi recebido no Salão de Honra pelo Comandante da unidade, Tenente-Coronel Eduardo Schlup. Entre cumprimentos e lembranças, o cantor recordou as experiências vividas durante o Serviço Militar.


Em seguida, o casal se dirigiu ao palanque para acompanhar a formatura geral do Regimento. O ponto alto, durante a atividade, foi a leitura de um texto que destacou a ligação entre o jovem soldado José e o artista consagrado:

“Antes de subir aos palcos e conquistar o país ao lado do inesquecível irmão, Chico Rey, também Cabo do 1º RCG, o cantor foi o Soldado José. Aqui aprendeu lições de camaradagem e disciplina que se tornaram a base de sua trajetória vitoriosa. O Cantor Paraná e o Soldado José são, de fato, a mesma pessoa, unidos pela experiência transformadora do serviço à Pátria.”
 


As palavras emocionaram o público, levando a Sra Cida às lágrimas e fazendo Paraná embargar a voz, ao dirigir-se à tropa.
 


Canarinho ecoa no quartel

A formatura ganhou ainda mais emoção quando a fanfarra executou a música “Canarinho Prisioneiro”, eternizada pela dupla Chico Rey & Paraná. Surpreendido pela melodia, o cantor não resistiu: entoou seu característico agudo, sendo aplaudido pelos presentes no evento.

No final, Paraná posou para fotos com militares e visitantes e encerrou a manhã com uma visita ao Museu Pavilhão Presidente Figueiredo, que preserva a memória do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas.

 


Tradição e história

Criado em 1765, ainda no período colonial, o 1º Regimento de Cavalaria de Guardas tem origem no Esquadrão de Cavalaria Ligeira da Guarda do Vice-Rei. Após a Independência, em 1822, tornou-se a Imperial Guarda de Honra, permanecendo como símbolo da história militar brasileira.
 

Soldado ontem, cidadão sempre

Mais do que um tributo, a homenagem ao Cantor Paraná inaugurou oficialmente o projeto “Soldado Ontem, Cidadão Sempre”.
A iniciativa busca mostrar como o Serviço Militar impactou positivamente a vida de personalidades brasileiras, reforçando valores tais como: patriotismo, civismo, lealdade, disciplina e o amor à profissão. 
 


Com essa primeira edição, o Exército reafirma o elo entre a vida na caserna e a atuação de cidadãos que levam adiante, em diferentes áreas da sociedade, os princípios aprendidos como soldados.

Assista à  primeira edição do “Soldado ontem, cidadão sempre”:
 

 


Siga o canal do Exército Brasileiro no WhatsApp
 

Fonte: 1º Regimento de Cavalaria de Guardas

Conteúdo Relacionado