Cadetes da AMAN participam de treinamento na Academia Militar de West Point - Notícias
Cadetes da AMAN participam de treinamento na Academia Militar de West Point
Intercâmbio nos EUA
AMAN
Resende (RJ) – Desde o dia 28 de maio de 2025, sete cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) representam o Exército Brasileiro no Treinamento Militar de Verão “Cadet Field Training”, conduzido pela Academia Militar dos Estados Unidos (West Point).
Para o referido intercâmbio, constante do Plano de Viagens e Outras Atividades em Nações Amigas (PVANA), foram designados os seguintes cadetes do 4º ano da AMAN: João Gabriel Guimarães Marques (Curso de Infantaria), Lucas Cremonese Jaeger (Curso de Cavalaria), Gabriel Fernando Eich Basso (Curso de Artilharia), Gabriel Menezes Nunes de Oliveira (Curso de Engenharia), Nicolle Vaz da Costa (Curso de Intendência), Gabriel Oliveira Santos (Curso de Comunicações) e Rafaela Souza Libório Pettersen (Curso de Material Bélico).
O “Cadet Field Training” é um treinamento militar que ocorre durante o verão no hemisfério norte, onde os militares brasileiros, ao longo de quatro semanas, interagem com cadetes da Academia de West Point e com integrantes do “Reserve Officers Training Corps (ROTC)”, programa de formação de oficiais da reserva do Exército norte-americano.
Além da proficiência linguística, o exercício no terreno oferece aos discentes, por meio de diversas instruções práticas de treinamento físico militar, comunicações, liderança, tiro, atendimento pré-hospitalar de emergência, entre outras, oportunidades para o desenvolvimento de habilidades militares individuais e da capacidade de pensamento crítico.
Entre os destaques do treinamento está a instrução com os “Rangers”, grupo de elite do Exército norte-americano, especializados em operações especiais, incluindo reconhecimentos, invasões, resgates e outras patrulhas de combate.
A fim de ampliar o leque de procedimentos realizados, o efetivo de cadetes da AMAN foi distribuído em diversas subunidades e, até o presente momento, tiveram a oportunidade de realizar instruções de técnicas de camuflagem, de pedido de fogo de artilharia (Call of Fire) e de tiro real em ambiente virtual.
A atividade proporciona a troca de experiências entre os militares dos dois exércitos, contribui para um melhor conhecimento da formação militar e da cultura norte-americana por parte dos cadetes brasileiros e fortalece as ações de internacionalização do ensino militar junto às Nações Amigas.
Em paralelo, a AMAN mantém seu programa de intercâmbio acadêmico-cultural, recebendo anualmente cadetes de West Point que também vivenciam parte do itinerário formativo de oficial combatente do Exército Brasileiro.
Veja também:
Cadetes das Forças Armadas Brasileiras participam de exercício conjunto
AMAN: parcerias estratégicas para impulsionar a inovação e a excelência no ensino militar
Brigada de Infantaria Aeromóvel participa de teste no deserto mais árido do planeta
Exército Brasileiro participa de Competição de Desativação de Explosivos nos EUA
Cooperação internacional realiza Operação Espelhada na faixa de fronteira
African Lion: Exército Brasileiro marca presença em exercício multinacional
Siga o canal do Exército Brasileiro no WhatsApp
Fonte: AMAN