Cadete da AMAN vence concurso de trabalhos científicos na Colômbia

Academia Militar das Agulhas Negras

Publicado em 02/10/2024 10h00 | Atualizada em 02/10/2024 13h48

Resende (RJ) – A Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) celebra junto de seus cadetes mais uma conquista, no dia 27 de setembro, o Cadete Gustavo Silva Nascimento, do 4º ano do Curso de Comunicações, conquistou o 1º lugar no 14º Concurso de trabalhos científicos, sobre o tema “Educação, Investigação e Cultura Militar”, realizado na Escola Militar de Cadetes General José María Córdova, na Colômbia.

O Cadete Nascimento concorreu com outros 49 militares, sendo cadetes colombianos do Exército, da Marinha, da Força Aérea e da Polícia Militar. Também estavam participando cadetes do Equador, México, Estados Unidos, França e Itália, além do Brasil.

Representando a AMAN na atividade, o Cadete Nascimento apresentou os resultados do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), intitulado  “A INSTRUÇÃO ESPECIAL NA ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS ESTAGIÁRIOS QUANTO ÀS PRINCIPAIS ATITUDES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO DE VIDA NA SELVA E TÉCNICAS ESPECIAIS, NO ANO DE 2022”.

Dentre os principais pontos abordados no trabalho, apresentado em espanhol a uma banca de pesquisadores, está a importância da realização dos Estágios da Seção de Instrução Especial (SIEsp), ao longo da formação do futuro Aspirante a Oficial. 

“A simulação de situações de combate e do ambiente estressante proporcionam um conjunto que possibilita o desenvolvimento de atitudes extremamente importantes para o cumprimento de missões em situações extremas e o desempenho de funções dentro do Exército Brasileiro”, salienta o trabalho.

O intercâmbio tem por objetivo trocar experiências e compreender o funcionamento das diversas escolas de formação de Oficiais pelo mundo.  No caso do Cadete Nascimento, uma experiência muito profícua. "Para mim, foi uma honra muito grande representar a AMAN e o Brasil neste concurso, além de elevar a formação do cadete das Agulhas Negras para o mundo. Muito bom reafirmar o valor da formação nessa casa de valores”, destacou o Cadete Nascimento, que foi agraciado com um  certificado.

Fonte: Academia Militar das Agulhas Negras

Conteúdo Relacionado