Brigada de Infantaria Pára-quedista realiza a brevetação de 991 militares

Operacionalidade e prontidão

Publicado em 15/06/2025 19h45 | Atualizada em 18/06/2025 10h35

Brigada de Infantaria Pára-quedista

Rio de Janeiro (RJ) – No dia 14 de junho de 2025, o 26º Batalhão de Infantaria Pára-quedista foi palco de uma solenidade marcante para o Exército Brasileiro: a cerimônia de brevetação de 991 novos guerreiros alados. Organizado pela Brigada de Infantaria Pára-quedista (Bda Inf Pqdt), o evento contou com a presença do Comandante do Exército, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, que simbolicamente comandou uma aeronave militar em voo, simbolizando o tradicional lançamento de tropas paraquedistas em operação real.

Além das autoridades civis e militares, a solenidade foi prestigiada por um grande número de familiares dos formandos, uma relação que fortalece o sentimento de pertencimento e o espírito de corpo, pilares da coesão da Brigada de Infantaria Pára-quedista.


 

Como ponto alto, a equipe de salto livre da Brigada, conhecida como "Os Cometas", realizou uma demonstração aérea de precisão. Os militares aterrissaram no campo de futebol onde ocorria a formatura, arrancando aplausos dos presentes.


 

Mais do que um rito simbólico, a brevetação representa o reconhecimento da superação de intensos desafios físicos e psicológicos. Cada brevê conquistado traduz o compromisso, a coragem e o preparo de soldados que integram uma das tropas mais tradicionais e respeitadas do Exército Brasileiro.

Em suas palavras, o Comandante do Exército destacou: “Os 80 anos de criação da Brigada de Infantaria pára-quedista coincide, em aniversário, com a epopeia que foi a gente enviar mais de 25 mil soldados para o outro lado do mundo, para a Europa, para lutar na 2ª Guerra Mundial.”

Um dos momentos de maior destaque na cerimônia foi justamente a entrega do brevê ao paraquedista nº 100.000, realizada pelo próprio Comandante do Exército, que citou as 3 características de um pára-quedista, a humildade, a determinação e a coragem.

Pára-quedista número 100 mil

Cada pára-quedista, ao se formar, recebe um número sequencial, onde são contabilizados todos os pára-quedistas que concluem o Curso Básico Pára-quedista, independente de postos ou graduações.

Nessa oportunidade, dentre os 991 formados, estava o pára-quedista de número 100 mil, Soldado Vargas, que recebeu o brevê das mãos do Comandante do Exército, paraquedista número 35.774.


 


 

Fundada oficialmente em 1945, a tropa pára-quedista tem registrado, no General de Divisão Roberto de Pessôa, o paraquedista nº 001 do Exército Brasileiro. Desde então, a Brigada construiu uma trajetória marcada pela excelência operacional, pela prontidão permanente e por sua atuação destacada em operações nacionais e missões internacionais.

A marca histórica, atingida em 2025, com a brevetação do paraquedista de número 100.000, representa não apenas a formação continuada destes militares, mas também o vigor e a relevância da doutrina aeroterrestre como vetor estratégico da Força Terrestre brasileira.

Veja também:

Brigada de Infantaria Pára-quedista realiza adestramento de militares

 

 

                                                                                         Siga o canal do Exército Brasileiro no WhatsApp

 

Fonte: Brigada de Infantaria Pára-quedista

Conteúdo Relacionado