Brigada de Infantaria Aeromóvel realiza adestramento na Serra do Lenheiro - Notícias
Brigada de Infantaria Aeromóvel realiza adestramento na Serra do Lenheiro
Operacionalidade
Brigada de Infantaria Aeromóvel
• A Operação Falcão-Montanha foi um exercício tático realizado pela Brigada de Infantaria Aeromóvel (27 jul-8 ago) em terreno montanhoso. Visou capacitar a Força de Prontidão para atuar eficazmente, com alta exigência física e operacional.
• O exercício teve duas fases. Inicialmente, militares foram capacitados com o estágio de montanha por unidades de referência. Na fase tática, a Força de Prontidão integrou-se com a Aviação do Exército e com especialista em defesa química, biológica, radiológica e nuclear.
• A Operação Falcão-Montanha reafirma o compromisso da Brigada Aeromóvel com a prontidão operacional e excelência. Demonstra capacidade de atuação eficaz em qualquer terreno, consolidando a Força de Prontidão Aeromóvel à doutrina de resposta rápida.
São João del-Rei (MG) – Entre os dias 27 de julho e 8 de agosto, a Brigada de Infantaria Aeromóvel (Bda Inf Amv) realizou a Operação Falcão-Montanha, um exercício de adestramento tático conduzido em ambiente montanhoso sob elevadas exigências físicas, técnicas e operacionais. A atividade teve como objetivo capacitar a Força de Prontidão Aeromóvel para atuar de forma eficaz em terrenos complexos, mantendo elevados padrões de prontidão, profissionalismo e interoperabilidade.
A operação foi executada como um exercício de dupla ação, no qual tropas com funções ofensivas e defensivas foram adestradas simultaneamente, elevando o grau de realismo e potencializando o aproveitamento tático das frações envolvidas. As ações incluíram planejamento, emissão de ordens, instruções técnicas de montanha, tiro, infiltrações aérea e terrestre, defesa química, biológica, radiológica e nuclear e a integração entre diversas Funções de Combate.
As atividades foram acompanhadas e avaliadas de forma contínua, com base em parâmetros preestabelecidos, visando aferir indicadores de desempenho e promover o aperfeiçoamento constante do processo de adestramento. Problemas militares simulados foram inseridos de maneira criteriosa, assegurando a máxima segurança de todos os envolvidos e contribuindo para elevar o ganho operacional da tropa.
O exercício foi dividido em duas fases distintas e complementares. Na fase inicial, militares da Brigada foram capacitados nos Estágios Básico do Combatente de Montanha, ministrados pelo 32º Batalhão de Infantaria Leve (Montanha), sediado em Petrópolis (RJ), e pelo 11º Batalhão de Infantaria de Montanha, em São João del-Rei (MG), unidades de referência na doutrina de combate em ambiente montanhoso.
Na fase seguinte, denominada etapa tática integrada, foram reunidos os elementos da Força de Prontidão Aeromóvel, com o apoio de uma aeronave Pantera K2 do 2º Batalhão de Aviação do Exército, além da participação de especialistas do próprio 11º Batalhão de Infantaria de Montanha e do 2º Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear.
Com a realização da Operação Falcão-Montanha 2025, a Brigada de Infantaria Aeromóvel reafirma seu compromisso com a prontidão operacional e a excelência no preparo da tropa. A integração com unidades especializadas e o emprego de recursos técnicos e humanos em um ambiente de alta complexidade evidenciam a capacidade da Brigada de atuar com eficácia em qualquer tipo de terreno. A adaptabilidade, a agilidade e o profissionalismo demonstrados ao longo da operação consolidam os pilares que sustentam a Força de Prontidão Aeromóvel, alinhada à doutrina de resposta rápida e eficaz do Exército Brasileiro.
Veja também:
Brigada de Infantaria Aeromóvel breveta 116 novos combatentes
Brigada de Infantaria Aeromóvel breveta 1.152 novos combatentes
Brigada de Infantaria Aeromóvel participa de teste no deserto mais árido do planeta
Tropas aeromóveis treinam em ambiente aquático
Siga o canal do Exército Brasileiro no WhatsApp
Fonte: Brigada de Infantaria Aeromóvel