Brigada de Infantaria Aeromóvel breveta 116 novos combatentes - Notícias
Brigada de Infantaria Aeromóvel breveta 116 novos combatentes
Estágio de Combatente Aeromóvel para Oficiais, Subtenentes e Sargentos
Brigada de Infantaria Aeromóvel
Caçapava (SP) – No dia 18 de julho, a Brigada de Infantaria Aeromóvel realizou a cerimônia de brevetação 116 militares que concluíram com êxito o Estágio Básico de Combatente Aeromóvel para Oficiais, Subtenentes e Sargentos (EBCA). O estágio teve como objetivo principal desenvolver nos participantes as competências básicas para o planejamento e execução de operações aeromóveis. Ao longo de uma semana, os militares aprimoraram conhecimentos, habilidades e adquiriram experiências que os habilitam a integrar ou apoiar Forças-Tarefa Aeromóveis em diversos ambientes operacionais. A brevetação é a concessão do "brevê" ou distintivo que identifica que o militar concluiu o estágio e é um combatente aeromóvel.
A capacitação foi conduzida pelo 6º Batalhão de Infantaria Aeromóvel (6º BI Amv), sediado em Caçapava-SP, e reuniu integrantes das unidades da Brigada, além de militares das Brigadas de Infantaria Pára-quedista e de Montanha, da 9ª Brigada de Infantaria Motorizada, Escolas de Sargentos e Comando Militar do Sudeste.
Entre as atividades práticas destacaram-se embarque e desembarque em aeronaves, fast rope, rapel, helocasting, técnicas de balizamento e outros procedimentos fundamentais para operações com apoio aéreo. Na fase final, os estagiários participaram do planejamento de uma operação aeromóvel e realizaram um exercício de posto de observação, concluindo a jornada com uma marcha de 16 km, totalmente armados e equipados.
O sucesso da atividade contou com o apoio essencial do Comando de Aviação do Exército, que disponibilizou instalações, instrutores especializados e aeronaves, garantindo o realismo e a qualidade do estágio.
A cerimônia de encerramento foi marcada pela entrega solene dos símbolos do Combatente Aeromóvel: a Boina Bege e o Brevê. Estes itens, juntamente com o Gorro Bege, representam não apenas uma distinção, mas o reconhecimento do esforço, comprometimento e profissionalismo destes militares, fundamentais para manter os elevados níveis de prontidão e operacionalidade dessa tropa de emprego estratégico do Exército Brasileiro.
Este EBCA marca o encerramento do primeiro semestre de atividades da Brigada, que foi pautado por intensos programas de capacitação de pessoal. A partir de agora, tem início o período de operações do segundo semestre, com objetivo de elevar ainda mais o nível de adestramento e a prontidão da tropa, garantindo sua capacidade de resposta rápida e eficaz às demandas do Exército Brasileiro.
Veja também:
Brigada de Infantaria Aeromóvel breveta 1.152 novos combatentes
Brigada de Infantaria Aeromóvel participa de teste no deserto mais árido do planeta
Tropas aeromóveis treinam em ambiente aquático
Siga o canal do Exército Brasileiro no WhatsApp
Fonte: Brigada de Infantaria Aeromóvel