Brigada de Infantaria Aeromóvel breveta 1.152 novos combatentes - Notícias
Brigada de Infantaria Aeromóvel breveta 1.152 novos combatentes
Estágio Básico do Combatente Aeromóvel
Brigada de Infantaria Aeromóvel
Caçapava (SP) – No dia 5 de julho, a Brigada de Infantaria Aeromóvel realizou a cerimônia de brevetação de 1.152 militares que concluíram com êxito o Estágio Básico do Combatente Aeromóvel (EBCA). O estágio representa a porta de entrada para os militares que irão compor as Forças-Tarefa Aeromóveis (FT Amv), empregadas nas mais diversas operações em todo o território nacional, atuando com mobilidade, surpresa e projeção de poder em profundidade. A brevetação é a concessão do "brevê" ou distintivo que identifica que o militar concluiu o estágio e é um combatente aeromóvel.
O EBCA foi conduzido, de forma simultânea, em quatro polos de instrução no estado de São Paulo: Caçapava, Lorena, Barueri e São Vicente. Foram habilitados 31 cabos e 1.121 soldados, todos oriundos das organizações militares subordinadas à Grande Unidade Aeromóvel.
A atividade teve como objetivo capacitar os militares para o cumprimento de missões no contexto das operações aeromóveis. Ao longo de uma semana de atividades intensas, os estagiários participaram de instruções práticas como embarque e desembarque em aeronaves, fast rope, rapel, helocasting, técnicas de balizamento e segurança de zona de pouso, além de conteúdos sobre navegação aérea e coordenação com tripulações. A formação, ao mesmo tempo rigorosa e altamente técnica, busca forjar o combatente capaz de operar com segurança e eficiência os meios da Aviação do Exército, elemento essencial das operações de assalto aéreo, além de qualificá-lo para enfrentar os desafios do combate moderno.
Ao final do estágio, os militares participaram de um exercício de Assalto Aeromóvel, que simulou com realismo o ambiente de combate, com foco na inserção aérea e na atuação tática, culminando com uma marcha de exfiltração de 20 km, realizada com todo o armamento e equipamento individual. Durante a atividade, os militares foram avaliados em todos os aspectos físicos, técnicos e psicológicos. Ao término da marcha, cultuando as tradições da Brigada Fornovo di Taro, os concludentes receberam um dos símbolos que mais identificam o Combatente Aeromóvel: o GORRO BEGE.
A cerimônia de brevetação, realizada no último sábado, contou com a presença de familiares, autoridades civis e militares, além de convidados, simbolizando o reconhecimento ao esforço, à superação e à conquista dos novos integrantes da Tropa Aeromóvel. A conclusão do EBCA reafirma o compromisso da Brigada de Infantaria Aeromóvel com a tradição, a excelência técnica e a prontidão, características que fazem dela uma das principais Forças de Emprego Estratégico do Exército Brasileiro.
Veja também:
Brigada de Infantaria Aeromóvel participa de teste no deserto mais árido do planeta
Tropas aeromóveis treinam em ambiente aquático
Siga o canal do Exército Brasileiro no WhatsApp
Fonte: Brigada de Infantaria Aeromóvel