Brigada conduz Exercício Prático de Mobilidade e Vias de Acesso no RJ

Prontidão

Publicado em 16/03/2025 09h00 | Atualizada em 17/03/2025 13h40

9ª Brigada de Infantaria Motorizada

 

 

 

Rio de Janeiro (RJ) – O Grupamento de Unidades Escola da 9ª Brigada de Infantaria Motorizada (GUEs/9ª Bda Inf Mtz), por meio do 57º Batalhão de Infantaria Motorizado (Escola), realizou no Campo de Instrução de Gericinó (CIG), no Rio de Janeiro/RJ, uma importante demonstração de corredores de mobilidade e vias de acesso para os alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO).

O exercício foi o primeiro realizado em 2025 pela EsAO e contou com a participação de oficiais alunos de diversos cursos da instituição, tanto nacionais quanto de países amigos. O objetivo foi proporcionar uma vivência prática dos conceitos doutrinários abordados durante o Exame de Situação do Comandante Tático, garantindo que os alunos compreendessem, na prática, a aplicação dos princípios militares em situações reais.

Os corredores de mobilidade são faixas de terreno que permitem o deslocamento de forças desdobradas em manobra. Já as vias de acesso são formadas por dois ou mais corredores de mobilidade, estabelecendo rotas eficientes para o deslocamento das forças em combate. O planejador militar pode identificar as melhores rotas de movimentação das tropas, de forma a garantir agilidade e segurança nos deslocamentos durante operações.

O apoio às escolas de formação, especialização, aperfeiçoamento e de altos estudos é uma das funções essenciais do GUEs/9ª Bda Inf Mtz, que o realiza por intermédio de suas organizações militares diretamente subordinadas.

Em 2024, o GUEs/9ª Bda Inf Mtz realizou mais de 90 apoios a diferentes instituições de ensino militar, e, para 2025, estão previstos mais de 100 atividades. Durante essas atividades, além de apoiar no ensino militar, as organizações militares subordinadas também realizam seu adestramento operacional, mantendo suas unidades preparadas para cumprir as diversas missões relacionadas à Defesa Nacional.

A integração entre o apoio ao ensino e o adestramento operacional é um aspecto fundamental para a preparação contínua das unidades. Ao apoiar as escolas de formação, as unidades subordinadas do GUEs/9ª Bda Inf Mtz também garantem que seus efetivos estejam sempre aptos para o emprego como Força de Prontidão Estratégica do Exército (FORPRON). Isso assegura que, além da excelência no ensino, as tropas estejam operacionais e preparadas para responder rapidamente a qualquer demanda.

A Demonstração de Corredores de Mobilidade e Vias de Acesso no Campo foi uma oportunidade para o aprimoramento prático dos oficiais alunos do CAO. Este exercício no terreno não apenas reforçou os conhecimentos doutrinários adquiridos pelos alunos, como também salientou o compromisso do GUEs/9ª Bda Inf Mtz com a formação continuada e o adestramento das suas tropas. A realização de eventos como este demonstra a capacidade da unidade de promover, de maneira integrada, tanto a instrução militar de excelência quanto a manutenção da operacionalidade, contribuindo diretamente para a eficiência e prontidão do Exército Brasileiro.

Acompanhe outras ações:

Tropas do Rio de Janeiro participam da Operação Encore

Tropas do Rio de Janeiro participam da Operação Punho de Aço

Fonte: 9ª Brigada de Infantaria Motorizada

Conteúdo Relacionado