Brasileiro é destaque em curso de liderança nos Estados Unidos

Formação internacional

Publicado em 02/04/2024 10h05 | Atualizada em 02/04/2024 10h25

Fort Leonard Wood (EUA) – Militar do Exército Brasileiro concluiu com destaque o Engineer Basic Officer Leader Course da Escola de Engenharia do Exército dos Estados Unidos da América. O Segundo-Tenente Josué Mendes do Carmo foi um dos 60 participantes do curso de liderança para oficiais de engenharia e foi agraciado com o prêmio de Graduado de Honra Internacional, por se destacar entre os alunos.

Com duração de dezenove semanas, o curso apresenta desafios físicos e mentais aos futuros líderes de pelotão da Arma de Engenharia, capacitando-os com conhecimentos, técnicas e táticas essenciais para desempenhar as tarefas no corpo de tropa. Os alunos receberam instruções sobre explosivos e demolições, reconhecimento de Engenharia, construção de meios de travessia de curso de água, emprego em operações ofensivas e defensivas, atividades de construção horizontal e vertical, gerenciamento de projetos, entre outras.

A participação do militar brasileiro reforça a cooperação internacional entre as forças armadas do continente e contribui para incrementar a qualificação profissional do Exército Brasileiro. O Segundo-Tenente Josué também recebeu o Brevê de Proficiência Militar das Forças Armadas Alemãs na categoria ouro, graças a seus resultados em diversas provas de desempenho físico em operações, como natação fardado, marcha com equipamento e tiro de pistola. A alta performance demonstrada pelo militar contribui, ainda, para a projeção da imagem do Brasil no exterior.

O brasileiro destacou a importância da formação internacional para a integração dos exércitos e para a difusão de conhecimentos importantes para as tropas do Brasil. "O Curso de Liderança Básico de Oficial de Engenharia permitiu conhecer como o Exército dos Estados Unidos preparam os oficiais de Engenharia para atuar em combate. A troca de experiências e o convívio com militares de diversos países possibilitaram ampliar o conhecimento técnico e reforçar a integração entre os Exércitos, elevando o nome do Brasil no cenário internacional”.

 

Fonte: Aditância do Exército Brasileiro nos Estados Unidos

Conteúdo Relacionado