Bisneto do Marechal Mascarenhas de Moraes visita a 1ª Divisão de Exército

Coesão

Publicado em 28/09/2025 09h00 | Atualizada em 08/10/2025 16h39

1ª Divisão de Exército

• O Coronel Mascarenhas, bisneto do Marechal Mascarenhas de Moraes (Comandante da FEB), visitou o Quartel-General da 1ª Divisão de Exército (1ª DE) em 24 de setembro.

• Recepcionado pela Guarda Histórica, ele visitou a Sala de Exposição e explicou detalhes de itens de vestuário e militaria do bisavô, doados à 1ª DE.

• O Coronel assinou o livro de visitantes, dedicando a homenagem ao Exército, à FEB e à democracia, lembrando a luta contra o nazifascismo na 2ª Guerra Mundial.

Rio de Janeiro (RJ) – O Quartel-General da 1ª Divisão de Exército (1ª DE) recebeu, em 24 de setembro, a visita do bisneto do Marechal Mascarenhas de Moraes, o Coronel Mascarenhas, médico neurocirurgião integrante do Corpo de Bombeiros Militares do Estado do Rio de Janeiro. 
 


O Marechal João Batista Mascarenhas de Moraes foi o comandante da Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante a Segunda Guerra Mundial. Ele liderou as tropas brasileiras na Campanha da Itália entre 1944 e 1945, enfrentando as dificuldades do terreno e do clima da Europa, e é reconhecido como um grande líder e herói nacional do Brasi.
 

Marechal Mascarenhas de Moraes

Em reverência ao seu bisavô, o Coronel foi recepcionado pela Guarda Histórica da 1ª DE, trajando uniforme histórico idêntico ao usado pelos pracinhas da Força Expedicionária Brasileira (FEB) há 80 anos.
 


Na sequência, o General de Divisão Fabiano, Comandante da 1ª DE, o acompanhou a uma visita guiada pela Sala de Exposição Marechal Mascarenhas de Moraes, onde o bisneto do Comandante da FEB pôde visitar aquele espaço cultural e, inclusive, explicar detalhes dos itens de vestuário e militaria pertencentes ao seu bisavô e doados por seu pai à 1ª DE.
 


Após o almoço, o Coronel Mascarenhas visitou as instalações do Comando da 1ª DE e, ao final, assinou o livro de visitantes do espaço em homenagem ao seu bisavô e a todos os heróis que fizeram parte da epopeia de atravessar o Atlântico para lutar contra o nazifascismo na 2ª Guerra Mundial.
 


"Gostaria de dedicar este momento ao Exército Brasileiro, à FEB e à democracia. Sempre lembrando que meu bisavô e a FEB foram grandes defensores da democracia, não só no Brasil, mas também no mundo."

Conheça a biografia do Marechal Mascarenhas de Moraes

Conheça a trajetória da Força Expedicionária Brasileira (FEB)

Acompanhe as últimas notícias da FEB


Acompanhe os eventos da FEB 

Siga o canal do Exército Brasileiro no WhatsApp
 

Fonte: 1ª Divisão de Exército

Conteúdo Relacionado