Batalhão Logístico conclui base de operações para retirar invasores de terra indígena

Operação Karipuna

Publicado em 03/06/2024 11h18 | Atualizada em 03/06/2024 14h30

17º Batalhão Logístico de Selva

Porto Velho (RO) – O 17º Batalhão Logístico de Selva concluiu a montagem da base que será utilizada no emprego da Operação Karipuna. A base foi estabelecida com agilidade para a retirada de pessoas não originárias de área legalmente demarcada como Terra Indígena Karipuna, localizada em Porto Velho e Nova Mamoré (RO).

Para a montagem da base, foram empregados mais de 70 militares, 24 viaturas e cerca de 600 m³ de materiais. A estrutura garantirá toda a logística necessária para operação de desintrusão da terra indígena, conduzida por 230 agentes de diversos órgãos. A base conta com módulos de Comunicações, Engenharia, Polícia do Exército e outros elementos de combate.

O permanente estado de prontidão do Exército na região amazônica é fundamental para o rápido estabelecimento de uma base de operações para retirar invasores, majoritariamente garimpeiros e madeireiros ilegais, para devolver o domínio da região aos povos originários.

A operação de desintrusão é coordenada pela Secretaria Geral da Presidência da República e conta a participação do Exército Brasileiro, Força Nacional de Segurança Pública, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, IBAMA, INCRA, FUNAI, ABIN, CENSIPAN, Ministério dos Povos Indígenas, Ministério do Trabalho e Emprego, entre outras agências.

 

Fonte: 17º Batalhão Logístico de Selva

Conteúdo Relacionado