Banda Sinfônica do Exército se apresenta em comemoração do Dia do Soldado

Arte e cultura

Publicado em 21/08/2024 10h50 | Atualizada em 21/08/2024 10h56

Ten Ferrentini e Cb Francilaine

Rio de Janeiro (RJ) – A Banda Sinfônica do Exército apresentou um concerto musical na Cidade das Artes, maior complexo musical da América Latina, na Barra da Tijuca, na noite do dia 14 de agosto. O evento inaugurou as comemorações do Dia do Soldado, celebrado em 25 de agosto. 

Formada por 55 músicos sob a regência do Subtenente Eliézer Felipe, a Banda Sinfônica apresentou um repertório composto por músicas nacionais e internacionais, inspiradas na comemoração dos 80 anos do embarque da Força Expedicionária Brasileira (FEB) rumo aos campos de batalha da Itália. 

O concerto foi prestigiado por uma plateia de cerca de mil pessoas, que apreciaram interpretações de músicas como “English Folk Song Suite”, de Ralph Vaughan Williams, “Abertura Festival”, de Dmitri Shostakovich, “A Cavalgada das Valquírias”, de Richard Wagner, “Smoking Snakes”, de Sabaton, a “Canção do Expedicionário”, e um medley em homenagem ao Comando Militar do Leste, com canções populares dos estados que o compõem: Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

General Gleuber e a Banda Sinfônica do Exército
Um dos pontos altos da apresentação foi a execução de um dobrado militar em homenagem ao eterno Comandante do Exército, General Gleuber Vieira, que, em portaria publicada em 25 de junho de 2002, criou a Banda Sinfônica do Exército.

A Banda tem o objetivo de fazer da música um bem comum, como parte das atividades culturais do Exército, e estabelecer um elo artístico-cultural com a sociedade brasileira. A Banda é vinculada ao Comando Militar do Sudeste, sediado em São Paulo, e administrada pela Fundação Cultural Exército Brasileiro.

 

Fonte: Comando Militar do Leste, por Ten Anderson Valim e Ten Pantoja

Conteúdo Relacionado