Balística forense: Escola do Exército contribui para a formação de peritos - Notícias
Balística forense: Escola do Exército contribui para a formação de peritos
Operacionalidade
Escola de Instrução Especializada
• A Escola de Instrução Especializada (EsIE) realizou em 15 de agosto de 2025 uma instrução de Tiro Balístico para o Curso de Perícia e Investigação Criminal Militar (CPICM). O evento reuniu especialistas das Forças Armadas, Auxiliares e civis ligados à segurança.
• As demonstrações práticas incluíram análise de trajetória de projéteis, efeitos de disparos de diferentes calibres em anteparos, eficiência de proteção balística e coleta de padrões para confronto.
• A instrução fortaleceu o intercâmbio de conhecimentos entre diversas instituições, reafirmando o papel do treinamento prático e da EsIE como centro de excelência na formação de profissionais aptos a atuar na Justiça Militar
Rio de Janeiro (RJ) – No dia 15 de agosto, a Escola de Instrução Especializada (EsIE) promoveu a instrução de Tiro Balístico do Curso de Perícia e Investigação Criminal Militar (CPICM), reunindo alunos, instrutores e especialistas das Forças Armadas, Forças Auxiliares e instituições civis ligadas à segurança pública e à perícia criminal.
Durante a instrução, os participantes acompanharam demonstrações práticas que evidenciaram os efeitos de disparos de armas de fogo de diferentes calibres sobre variados tipos de anteparo, a análise da trajetória de projéteis em gelatina balística, a eficiência de distintos níveis de proteção balística e a produção e coleta de padrões para confronto balístico.
A atividade contou com a presença de autoridades, professores e instrutores do CPICM, além de peritos e investigadores da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira, da Polícia Militar do Estado Rio de Janeiro, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro e de outros convidados. A diversidade de participantes favoreceu o intercâmbio de conhecimentos e experiências, fortalecendo a integração entre diferentes órgãos e especialidades.
Segundo o Cap Jean Neto Domequis, Instrutor Chefe do CPICM, a realização da instrução reforça o papel do treinamento prático e do uso de metodologias realistas como ferramentas estratégicas para o aprimoramento técnico. “Ao proporcionar contato direto com técnicas e análises aplicadas à Balística Forense, a EsIE consolida o aprendizado teórico e contribui para a formação de profissionais aptos a atuar com precisão, segurança e eficácia em prol da Justiça Militar”, destaca.
O investimento contínuo em atividades práticas, aliado à atualização tecnológica e ao intercâmbio institucional, reafirma a missão da EsIE como centro de excelência na formação e especialização de peritos e investigadores criminais militares.
Saiba mais:
10ª Brigada realiza Exercício Tático com Tiro Real e reforça prontidão operacional no Nordeste
Avaliação individual de tiro reforça preparo da Força de Prontidão Aeromóvel
Exército sedia Simpósio sobre Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear
Siga o canal do Exército Brasileiro no WhatsApp
Fonte: Escola de Instrução Especializada