Aviação do Exército resgata vítima atacada por onça no Pantanal de MS

Integração com a sociedade

Publicado em 07/10/2025 11h30 | Atualizada em 07/10/2025 11h36

3º Batalhão de Aviação do Exército

• O Pelotão de Busca e Salvamento (SAR) do 3º BAvEx resgatou um trabalhador rural de 28 anos, vítima de ataque de onça no Pantanal. A equipe de socorro levou cerca de 2 horas para chegar por terra.

• A evacuação aeromédica noturna utilizou a aeronave HM-1A Pantera, dotada de visão noturna. O uso dessas técnicas foi fundamental para o sucesso e a realização do resgate do ferido.

• A ação, coordenada pelo CMO, evidencia a prontidão e a operacionalidade do Exército Brasileiro. Demonstra a capacidade técnica da Aviação e a Pronta-Resposta das tropas treinadas.

 

Campo Grande (MS) – Em mais uma ação que demonstra a prontidão e a operacionalidade do Exército Brasileiro, militares do  Pelotão de Busca e Salvamento (SAR) do 3º Batalhão de Aviação do Exército (3º BAvEx), sediado em Campo Grande (MS), realizaram o resgate noturno de uma vítima de ataque de onça, no Pantanal de Mato Grosso do Sul.

O primeiro atendimento à vítima, um trabalhador rural de 28 anos, foi feito por uma equipe do Corpo de Bombeiros de Corumbá (MS). Em razão da localização remota da propriedade rural, as equipes de socorro levaram cerca de 2 horas para chegar até a vítima por terra.

Para garantir o melhor atendimento à vítima e por se tratar de uma evacuação aeromédica noturna, a aeronave HM-1A Pantera, do 3º BAvEx, dotada de tecnologia de visão noturna, foi acionada.
 


O piloto da aeronave, Major Sinzato, explica que a utilização da visão noturna foi fundamental para o sucesso da missão. “O voo foi realizado com as técnicas de visão noturna. Sem essas técnicas, seria impossível realizar o resgate do ferido”.

Com a utilização de equipamentos de alta tecnologia, a tripulação conseguiu ter a visibilidade necessária e adequada ao voo.

A ação coordenada pelo Comando Militar do Oeste (CMO) evidencia mais uma vez a capacidade técnica da Aviação e a pronta-resposta do Exército Brasileiro, composto por tropas que passam por rigoroso treinamento e estão sempre prontas para o cumprimento das missões.

Saiba mais:

Evacuações aeromédicas reforçam atuação humanitária das Forças Armadas na Terra Yanomami


Forças Armadas realizam Evacuação Aeromédica de Indígenas Yanomami

Siga o canal do Exército Brasileiro no WhatsApp
 

Fonte: 3º Batalhão de Aviação do Exército

Conteúdo Relacionado