Exército comemora o Dia da Artilharia

Legado do Marechal Mallet

Publicado em 07/06/2024 16h15 | Atualizada em 17/06/2024 14h37

Solenidade em Brasília

Brasília (DF) – No dia 10 de junho o Exército Brasileiro comemora o Dia da Arma de Artilharia.  Para celebrar a data, o Comando Militar do Planalto reuniu nesta sexta-feira, em Brasília, tropas do Comando de Artilharia do Exército, do 32° Grupo de Artilharia e do 11° Grupo de Artilharia Antiaérea - que sediou o evento.

O Comandante do Exército esteve presente na solenidade e destacou os feitos do Marechal Emílio Luís Mallet, patrono da Arma de Artilharia, cuja atuação foi decisiva na Guerra da Tríplice Aliança. Durante a Batalha de Tuiuti, maior batalha campal da América do Sul, Mallet idealizou a construção de um fosso que foi decisivo para conter o avanço da cavalaria inimiga, permitindo que sua Artilharia Revólver atingisse as forças inimigas com fogos rápidos e precisos. Tal acontecimento eternizou a célebre frase de Mallet: “E eles que venham! Por aqui, não entram!”.

Em suas palavras, o Comandante enfatizou o legado de esperança do Marechal Mallet: "a esperança de ser uma artilharia moderna, de enxergar o Sistema Astros, de enxergar o futuro míssil tático de cruzeiro, de enxergar uma artilharia que alcance objetivos mais profundos. Essa é a nossa esperança. A esperança de projetos estratégicos e de um Exército cada vez mais comprometido com a defesa da Pátria. Portanto, parabéns a todos vocês, herdeiros desse ilustre patriota", concluiu o General Tomás.

O Dia da Artilharia é celebrado em 10 de junho, em referência ao nascimento do Marechal Emílio Luís Mallet, em 1801.

Comemorações no Rio de Janeiro


No dia 12, a data foi celebrada pela Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército, no Campo de Parada do Regimento Sampaio, na Vila Militar do Rio de Janeiro. A solenidade foi presidida pelo Comandante Militar do Leste, General de Exército Kleber Nunes de Vasconcellos, e contou com a presença de generais veteranos e representações do Departamento de Educação e Cultura do Exército e de todas as organizações militares de Artilharia da área. 

Além da leitura da Ordem do Dia do Comandante do Exército, o General Vasconcellos destacou a figura do Patrono da Artilharia e da importância da Arma de Artilharia nas batalhas de outrora e nas guerras do mundo atual, destacando a responsabilidade que os militares possuem com o nosso Exército Brasileiro.

Em seguida, no dia 14, houve uma demonstração de apoio de fogo da Artilharia do Comando Militar do Leste. Foram empregados os armamentos da Artilharia de Campanha e Artilharia Antiaérea e também do Batalhão de Artilharia de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil.

 

Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército

Conteúdo Relacionado