Colégio Militar de São Paulo e CPOR são desvinculados e têm seus próprios Comandantes - Notícias
Colégio Militar de São Paulo e CPOR são desvinculados e têm seus próprios Comandantes
Centro de Preparação de Oficiais da Reserva

CPOR e CMSP
São Paulo (SP) — Após cinco anos vinculados, o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo (CPOR/SP) e o Colégio Militar de São Paulo (CMSP) passaram a funcionar de maneira independente a partir deste ano. A Passagem de Comando, na última quinta-feira (20), marcou a nova fase das duas escolas do Exército Brasileiro - agora, os estabelecimentos de ensino são liderados pelo Tenente-Coronel Frederico Vieira Cabral Mendes (CPOR/SP) e pelo Coronel Marcelo Florentino Borlina (CMSP).
Os militares receberam a função do Coronel Alexandre Luckemeyer Machado Carrion, o último militar a comandar as duas unidades de maneira integrada. Ele estava no cargo desde 2023.
Essa é a primeira vez desde 2020, ano da criação do Colégio Militar de São Paulo, que cada unidade terá gestão autônoma e corpo permanente próprio. Com obras avançadas na Av. Olavo Fontoura, na zona norte de SP, o CMSP também terá seu prédio próprio, deixando no futuro a sede provisória junto às instalações do CPOR/SP.
O Coronel Carrion destacou a honra de ter comandando a unidade, enquanto o General de Divisão Joao Felipe Dias Alves, Diretor da Diretoria de Educação Superior Militar (DESMil), ao ler a referência elogiosa assinada por ele e pelo General Marcelo Zanon Harnisch, Diretor de Educação Preparatória e Assistencial (DEPA), destacou os esforços do comandante sucedido. "Destaco aqui os esforços pessoais do Cel Carrion em missões como a participação das crianças do colégio na Olimpíada de Matemática na Tailândia, em 2024, a preocupação em propiciar formação técnica aos soldados em cursos do Sistema S, sendo o CPOR/CMSP destaque na gestão do projeto, a restruturação física do prédio para comportar o colégio em dois turnos e as acertadas tomadas de decisão", leu o General em um dos trechos.
Após a transmissão do cargo, o Ten Cel Cabral, novo Comandante do CPOR/SP comentou sobre sua expectativa: “A minha expectativa, como a de todos os comandantes que passaram por aqui, não é só formar o Oficial Temporário, o Oficial R/2 do Exército, mas um cidadão melhor para sociedade paulista, e em consequência para a sociedade brasileira. Estou muito feliz", disse.
Já o Cel Borlina, novo Comandante do CMSP, comentou: “O Colégio Militar de São Paulo está em um momento especial, que é essa separação, porque até então esteve junto com o CPOR, e agora vai caminhar com pernas próprias e com um novo Comandante".
Sobre CPOR/SP
Com 94 anos de criação, o CPOR/SP é uma das escolas mais tradicionais do Exército Brasileiro. Com vocação para a formação de líderes para a sociedade paulista, já passaram pela unidade mais de 20 mil jovens, em idade de serviço militar obrigatório, que tornaram-se Oficiais da Reserva da Força Terrestre.
Ex-integrantes do CPOR/SP integraram a Força Expedicionária Brasileira (FEB), que lutou na Itália na Segunda Guerra Mundial, na década de 1940. Além disso, ex-integrantes também combateram na Revolução Constitucionalista de 1932.
Sobre o CMSP
O Colégio Militar Bandeirantes Paulistas é o 14º dentre os 15 que integram o Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB) em todo o País. As unidades são geridas pelo Exército Brasileiro e atendem filhos de militares e civis admitidos por meio de processo seletivo. O CMSP tem cerca de 600 alunos e oferece aulas do 6º ano do Ensino Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio. A hierarquia e a disciplina estão entre os pilares da educação, voltada à formação dos líderes do amanhã.
Presenças
Entre os convidados presentes, estavam o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), Gen Ex Francisco Carlos Machado; o Comandante Militar do Sudeste (CMSE), Gen Ex Pedro Celso Coelho Montenegro; o Antigo Comandante do Exército Brasileiro, Gen Ex R1 Francisco Roberto de Albuquerque; além de integrantes da Marinha, da Força Aérea Brasileira, da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo (GCM), secretários do Estado de São Paulo, senador, deputados, vereador, desembargadores, empresários e amigos das duas escolas. Integrantes de associações como a Soami-CPOR/SP (Sociedade de Amigos do CPOR/SP), a ABORE (Associação Brasileira de Oficiais da Reserva) e a Associação de Pais e Mestres do CMSP (APM-CMSP) também compareceram à Passagem de Comando.
Fonte: CPOR e CMSP