Inspetoria-Geral das Polícias e Bombeiros: 57 anos integrando forças de defesa e segurança

Cooperação constante

Publicado em 13/03/2024 09h50 | Atualizada em 13/03/2024 14h56

Inspetoria-Geral das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares

Brasília (DF) – A história das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares evidencia o elo dessas corporações com o Exército Brasileiro. Diariamente, a Força Terrestre e as polícias e bombeiros militares estaduais realizam operações e adestramentos integrados por todo o Brasil, como ações de apoio à Defesa Civil em calamidades públicas. Os laços táticos são estabelecidos em ações interagências promovidas pelos Comandos Militares de Área e pela Inspetoria-Geral das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares (IGPM), órgão que atua para coordenar as ações e garantir os resultados obtidos. Neste dia 13 de março, a IGPM comemora 57 anos de sua fundação.

A Missão da Inspetoria-Geral das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares é executar estudos, coleta e registro de dados, bem como assessorar quanto à coordenação e controle das ações envolvendo as forças auxiliares e a reserva do Exército em âmbito federal. O trabalho é complexo, pois se trata de um sistema composto por 53 corporações, sendo 27 polícias militares e 26 corpos de bombeiros militares, todos irmãos em seus valores, mas com uma cultura organizacional particular em cada Estado.

A IGPM trabalha para que os macroprocessos sob sua gestão alcancem seus objetivos por meio da cooperação e do constante aumento da capacidade operacional das corporações militares, permitindo que cada uma cumpra seu papel constitucional como órgão de segurança e ordem pública. A coordenação do IGPM também trabalha para que todas as forças estejam em condições de cooperar com as Forças Armadas na defesa da nação, caso precisem ser mobilizadas.

Decorridos 57 anos de sua criação, a IGPM contribui significativamente para a coordenação das ações das forças de defesa e de segurança pública, reafirmando sua vocação de integrar o Exército Brasileiro às Polícias Militares e aos Corpos de Bombeiros Militares, que compõe a reserva estratégica nacional.

 

Fonte: COTER

Conteúdo Relacionado