Academia Militar das Agulhas Negras relembra sua história - Notícias
Academia Militar das Agulhas Negras relembra sua história
Memória
AMAN
Resende (RJ) – Neste dia 3 de julho de 2024, a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) realizou a cerimônia em homenagem ao ato de lançamento de sua Pedra Fundamental. A iniciativa de rememorar os 86 anos do lançamento da Pedra Fundamental partiu da Academia de História Militar Terrestre do Brasil.
O Coronel Veterano Roberto Peres, presidente da Academia de História Militar, realizou a leitura de uma referência histórica, e destacou o sentimento de respeito à memória da AMAN: “Hoje foi um dia muito importante para a Academia Militar das Agulhas Negras e para a nossa Academia de História Militar Terrestre do Brasil. Poder restabelecer o local de nossa Pedra Fundamental na AMAN foi extraordinário para todos nós”.
“Aos vinte e nove dias do mês de junho de mil novecentos e trinta e oito na cidade de Rezende, Estado do Rio de Janeiro, presentes os excelentíssimos senhores: Presidente da República Dr. Getúlio Dorneles Vargas; Generais de Divisão: Eurico Gaspar Dutra, Ministro do Estado de Guerra; Pedro Aurélio de Gois Monteiro, Chefe do Estado Maior do Exército, Manoel Rabello, Diretor de Engenharia, e Generais de Brigada: Pedro D´Alcântara Cavalcanti D´Albuquerque, Inspetor Geral do Ensino do Exército, Mário José Pinto Guedes, Comandante da Escola Militar e demais altas autoridades do país, ministros, adidos militares e autoridades civis. Foi batida a primeira estaca como início das obras de construção da nova Escola Militar do Brasil. Para constar, lavrou-se a presente ata em duas vias, que vão pelos presentes assinadas, entregando-se a segunda à Escola Militar do Realengo para seu arquivo. Cidade de Rezende, vinte e nove de junho de mil novecentos e trinta e oito.”
A solenidade contou com as presenças do Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, General de Exército Francisco Carlos Machado Silva, do Diretor de Educação Militar, General de Brigada João Felipe Dias Alves, do Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, General de Brigada Luciano Antônio Sibinel, do Comandante da AMAN, General de Brigada Marcus Vinicius Gomes Bonifacio, do Gerente do Projeto Marechal José Pessôa, General de Brigada Wagner Oliveira Gonçalves e do Assessor de História Militar do DECEx, General de Brigada Carlos Augusto Ramires. Também esteve presente o Coronel Veterano Cláudio Moreira Bento, Presidente de Honra da Academia de História Militar Terrestre do Brasil.
Fonte: Academia Militar das Agulhas Negras