AMAN promove III Congresso de Iniciação Científica - Notícias
AMAN promove III Congresso de Iniciação Científica
Ciências militares
Resende (RJ) – Aconteceu na AMAN, durante a primeira semana de outubro, a terceira edição do Congresso de Iniciação Científica Agulhas Negras. O Congresso visa apresentar e premiar os melhores trabalhos de conclusão de curso elaborados pelos cadetes do 4° ano da Academia, bem como os projetos de pesquisas realizados por cadetes da Academia da Força Aérea (AFA) e por alunos do Instituto Militar de Engenharia (IME).
Foram apresentados trabalhos sobre temas de grande relevância para o Exército e para as academias e escolas militares. Entre os premiados, destacam-se a pesquisa sobre A inserção do sexo feminino na AMAN, de autoria da Cadete Luisa de Oliveira Amaral, do Curso de Intendência, o o trabalho Estratégias de manipulação empregadas pela Rússia na guerra informacional com a Ucrânia durante a anexação da Criméia em 2014, de autoria da Cadete Maria Fernanda Figueiredo de Castro, da Academia da Força Aérea.
Além da apresentação das pesquisas desenvolvidas por alunos e cadetes, o Congresso contou com uma mesa redonda sobre o tema As publicações acadêmico-científicas na área da Defesa Nacional nas Escolas Militares de formação, composta por representantes da AMAN, da AFA e do IME. Os participantes assistiram ainda à palestra O Entorno Estratégico Brasileiro: desafios e oportunidades, ministrada pelo Capitão de Mar e Guerra Leonardo Mattos, da Escola de Guerra Naval, e também puderam conhecer mais sobre as publicações científicas da Biblioteca do Exército.
Os resultados da terceira edição do Congresso de Iniciação Científica Agulhas Negras foram relevantes tanto no incentivo à pesquisa como na integração entre as escolas de formação militar. O Congresso é um importante instrumento para o desenvolvimento científico na área de Defesa Nacional.
Fonte: