AMAN é a grande vencedora dos jogos entre escolas de oficiais - Notícias
AMAN é a grande vencedora dos jogos entre escolas de oficiais
LVI NAVAMAER
AMAN, CDE e AFA
Resende (RJ) – A Academia Militar das Agulhas Negras foi a grande campeã da NAVAMAER, competição desportiva realizada entre as Escolas de Formação de Oficiais da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. O torneio reuniu mais de 600 atletas na Academia da Força Aérea, em Pirassununga (SP), que demonstraram suas habilidades esportivas, espírito de coragem e superação de marcas.
Os Jogos abrangeram 12 modalidades desportivas: atletismo, basquete, esgrima, futebol, judô, natação, orientação, pentatlo militar, polo aquático, tiro, triatlo e voleibol. Assim ficou o ranking de medalhas:
Academia Militar das Agulhas Negras – 126 medalhas
Academia da Força Aérea – 95 medalhas
Escola Naval – 50 medalhas
Para muitos atletas, o pódio não foi o limite. Eles conquistaram marcas representativas no Brasil e no mundo. “Estou muito feliz, pois bati a marca olímpica na modalidade Carabina de Ar 10m, um esporte mundial, que na NAVAMAER é disputado na modalidade mista. Neste ano, tivemos três mulheres no pódio”, salientou a Cadete Isabela, do 3º ano do curso de Intendência da AMAN. A atleta também ultrapassou o seu próprio recorde no Fuzil Standard, com 567 pontos, um a mais que a marca obtida em 2023.
A precisão no alvo, a velocidade na pista, a bola na cesta ou na rede, o ritmo certeiro no campo da orientação, as braçadas sincronizadas na piscina, tudo é feito em busca do título. Em uma grande sinfonia, os atletas mostraram que os treinamentos, a determinação e o apoio da Seção de Educação Física da AMAN e do Centro de Desportos do Exército foram fundamentais para o resultado expressivo.
Boa parte das medalhas veio do Atletismo. A AMAN venceu 19 das 25 provas disputadas. O Cadete Lucas Macedo conquistou 3 ouros, nos 100m, 200m e no revezamento 4x100m. “Foi um momento muito especial. É a prova mais nobre do atletismo. Eu só tenho de agradecer aos meus treinadores e as Forças. Agora irei representar a AMAN no Cadet Games, o mundial de Cadetes previsto para o mês de agosto, na Venezuela”, comemorou o atleta.
A exemplo do Lucas, outros 51 Cadetes da AMAN estão classificados para o mundial de Cadetes.
Saiba como se tornar um cadete da AMAN.
Da cerimônia de abertura, em 19 de julho, ao encerramento, em 26 de julho, foram mais de 200 horas de preparação, competição e trabalhos logísticos. Durante a cerimônia de encerramento dos jogos, o Brigadeiro do Ar Marcelo Lobão Schiavo, Comandante da AFA, destacou a importância do esporte no desenvolvimento de valores inerentes aos futuros oficiais, como coragem, disciplina e a busca constante pela excelência. Além do incentivo à prática esportiva, a NAVAMAER fortalece valores militares como camaradagem, perseverança, determinação e o respeito.
Fonte: Academia Militar das Agulhas Negras