Cadetes da AMAN concluem Manobra Escolar 2024

Formação de oficiais

Publicado em 12/11/2024 09h53 | Atualizada em 12/11/2024 10h23

AMAN

Resende (RJ) – A Academia Militar das Agulhas Negras finalizou o maior exercício operacional do ano letivo, a Manobra Escolar 2024. A manobra marca o encerramento do ano de instrução e consolida os conhecimentos adquiridos pelos cadetes ao longo da formação, além de desenvolver as habilidades de liderança dos futuros oficiais combatentes de carreira do Exército Brasileiro.

Ao todo foram mobilizados mais de 2 mil militares, 300 viaturas – blindadas, mecanizadas e motorizadas –, e seis aeronaves. A atividade se estendeu pelo Campo de Instrução da AMAN e por áreas urbanas e rurais de Resende, Porto Real, Quatis, Porto Real e Barra Mansa (RJ), envolvendo o apoio de 50 organizações militares, como as escolas de sargentos do Exército.

Saiba como se tornar um Cadete da AMAN.

As atividades preliminares da Manobra Escolar aconteceram na última semana de outubro, com o recebimento de tropas, ambientação do exercício, instruções, planejamentos, emissões de ordens, apronto operacional e ensaios. Essa fase foi concluída com as tropas ocupando uma zona de reunião para iniciar o cumprimento da missão.
 


Em seguida, os cadetes realizaram uma série de operações ofensivas e defensivas em cenário tático de combate simulado, com a integração de ações de todas as armas, quadro e serviço. Após a conquista dos objetivos militares, seguiu-se o período de estabilização da área ocupada, em que foram executadas ações de cooperação e coordenação com agências civis. Nesse contexto, no dia 4 de novembro, foi realizada uma ação cívico-social para oferecer serviços médicos especializados à população de Quatis. Coordenada pelo Batalhão Agulhas Negras, a ação resultou em 150 atendimentos nas especialidades de odontologia, ortopedia, pediatria e clínica geral.

A Manobra encerrou-se no dia 7, com uma Ação Integradora que mobilizou grande quantidade de meios de emprego militar com alto poder de fogo. Foram utilizados recursos estratégicos como o Sistema Astros de mísseis e foguetes e a aeronave remotamente pilotada Nauru 1000, ambos de tecnologia nacional. A Direção do Exercício também coordenou ações sucessivas e simultâneas a partir da Seção de Simulação da AMAN. Assim, os cadetes puderam observar a sinergia entre as armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Comunicações, o quadro de Material Bélico e o serviço de Intendência, trabalhando junto para avançar e conquistar objetivos no terreno.

A Ação Integradora foi acompanhada pela imprensa e por autoridades militares. O Comandante da AMAN destacou a importância particular do exercício para aqueles que iniciam a formação. “A Manobra Escolar é uma experiência prática que permite ao cadete do primeiro ano entender de maneira clara o trabalho de todos os cursos desta Academia”, comentou o General de Brigada Marcus Vinicius Gomes Bonifácio.

Já o Diretor de Educação Superior Militar, General de Divisão João Felipe Dias Alves, falou sobre o orgulho de retornar à Academia para acompanhar o exercício que consolida os conhecimentos adquiridos ao longo do ano letivo. "Aqui, nos campos de instrução da Academia, é formado o nosso futuro. Aqui se prepara o futuro do Exército para os próximos 30 anos,” concluiu.

 

Fonte: Academia Militar das Agulhas Negras, por Ten Lilian de Paula

Conteúdo Relacionado