AMAN celebra Páscoa Acadêmica 2025

Assistência espiritual

Publicado em 19/06/2025 16h00 | Atualizada em 21/06/2025 15h07

AMAN

Resende (RJ) – Nos dias 18 e 19 de junho de 2025, a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) realizou a tradicional Páscoa Acadêmica, um dos momentos mais significativos da vida litúrgica dos militares das Forças Armadas do Brasil.
 

Páscoa Acadêmica

A celebração relembra, com profundo respeito e solenidade, a morte e a ressurreição de Cristo, marcando espiritualmente a trajetória dos futuros oficiais do Exército Brasileiro.

Este ano, a programação contou com a presença do Comandante do Exército, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva; do Arcebispo Ordinário Militar do Brasil, Dom Marcony Vinícius Ferreira; de todo o efetivo da AMAN e de membros da comunidade de Resende e da região Sul Fluminense.

Comandante do Exército


No dia 18, a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida foi conduzida à Capelania Militar por uma representação de cadetes, após ser trazida da Basílica de Aparecida. A imagem foi acolhida com emoção e fé, antecedendo a celebração da Santa Missa, presidida por Dom Marcony. Durante a cerimônia, foi realizada a crisma de jovens e adultos.
 

Imagem de Nossa Senhora Aparecida


​​​​​​Já na manhã de 19 de junho, os fiéis participaram de uma missa no Pátio Marechal Mascarenhas de Moraes, seguida de uma procissão até o Pátio Duque de Caxias, onde aconteceu a bênção final da Páscoa Militar.

Durante a celebração, os cadetes realizaram uma oferta simbólica de seus equipamentos militares — coletes, capacetes, espadas e mochilas — no altar. O gesto representa a entrega das suas vidas, capacidades e forças a serviço do Brasil, sob a orientação de Deus.

Paralelamente, ocorreram também o Culto Evangélico e a Reunião Espírita, reforçando o respeito à pluralidade de crenças no âmbito militar.
 

Culto Evangélico

​​​​​A Páscoa Acadêmica remonta a uma tradição iniciada em 1945, ao final da Segunda Guerra Mundial, quando os militares da Força Expedicionária Brasileira retornaram ao país. Naquela época, muitos não puderam celebrar a Páscoa durante a Semana Santa por estarem em missões ou escalados para o serviço. Desde então, por concessão da Igreja, foi instituída a “Páscoa dos Militares”, comemorada em datas distintas da tradicional, de acordo com o calendário estabelecido pelo Arcebispado Militar do Brasil.
 

Reunião espírita
Reunião Espírita

Durante a celebração, o Comandante do Exército, General Tomás, destacou a importância do momento:

"É uma honra vir aqui celebrar a Páscoa Acadêmica, o que faço desde os meus tempos de Cadete na Academia Militar. É uma benção muito grande estar aqui, um lugar de muitas alegrias".

A Páscoa Acadêmica é, acima de tudo, a festa da camaradagem, da fé e da valorização da vida, essenciais à missão do soldado.

​​​​​​Veja também:

Cadetes da AMAN participam de treinamento na Academia Militar de West Point

A escolha do Curso na formação do futuro líder da Força Terrestre


Academia Militar das Agulhas Negras celebra 214 anos
 


Siga o canal do Exército Brasileiro no WhatsApp

 

Fonte: AMAN

Conteúdo Relacionado