Alunos simulam órgão das Nações Unidas no Colégio Militar de Curitiba

Mundo CMC

Publicado em 21/06/2024 09h34 | Atualizada em 21/06/2024 11h33

Comunicação Social e Clube de Relações Internacionais do CMC

Curitiba (PR) – O Colégio Militar Curitiba realizou 11ª edição da Simulação de Órgãos Internacionais, o Mundo CMC, promovido pelo Clube de Relações Internacionais do Colégio, de 7 a 9 de junho. O evento reuniu cerca de 270 estudantes de 17 escolas do Brasil.

Colégio Militar de Manaus é finalista do prêmio Melhor Escola do Mundo, confira.

Os Modelos das Nações Unidas são conferências realizadas com o objetivo de simular o ambiente de negociação e de tomada de decisões de organismos multilaterais. Na simulação, os estudantes se tornam representantes de países-membros da organização, atuando como diplomatas, chefes de Estado ou lideranças locais, fazendo parte de comitês e conselhos, que simulam os procedimentos de negociação internacional para solucionar conflitos e estabelecer cooperação. Há também alunos que atuam como jornalistas, reportando e criticando cada fase do evento.

O engajamento dos estudantes na simulação contribui para o aperfeiçoamento das habilidades de liderança, comunicação, argumentação, negociação e trabalho em equipe, além de desenvolver o pensamento crítico e analítico. O estudo do contexto internacional colabora, ainda, para uma compreensão mais profunda das dinâmicas e desafios globais e favorece a tomada de decisões com base em evidências. Com isso, as simulações do Mundo CMC são valiosas tanto para a aprendizagem de conteúdos acadêmicos, como para o desenvolvimento de habilidades interpessoais e cognitivas.

Na 11ª edição do Mundo CMC reuniu cerca de 270 estudantes, membros de delegações 10 unidades do Sistema Colégio Militar do Brasil (Curitiba, Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Campo Grande, Recife, Fortaleza e Manaus) além do Colégio Naval do Rio de Janeiro, Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAr), Colégio da Polícia Militar, Colégio Dom Bosco, ESIC Marketing School, Deutsche Schule Curitiba e Colégio São Luiz de Brusque. Também participaram ex-alunos do Sistema Colégio Militar do Brasil.

Os participantes puderam escolher tomar parte em algum dos seguintes comitês. 

1. Conselho dos Direitos Humanos - 2° Conferência Global sobre o Trabalho Infantil
2. Conselho da APEC – discussão sobre a disputa territorial no Mar do Sul da China
3. Assembleia Geral das Nações Unidas: discussão sobre a promoção da Paz e a Estabilidade no Oriente Médio
4. United Nations Security Council: The First Taking of Crimea (2014)
5. Comitê Extraordinário da ONU debatendo a Reforma do Conselho de Segurança
6. Gabinete de Guerra: a Guerra do Pacífico de 1941 a 1945
7. Comitê da ONU sobre Desarmamento e Segurança Internacional (DSI): a Ameaça das Milícias Digitais nos Conflitos Culturais
8. Tribunal Penal Internacional: caso Jean-Pierre Bemba Gongo
9. Agência de Comunicação

Na cerimônia de abertura, os participantes assistiram a uma apresentação da Banda de Música e do Grupo de Dança do CMC, além de uma performance do grupo folclórico alemão Alte Heimat. Na ocasião, o Coronel de Cavalaria Nilo Sarpa Adeodato proferiu a palestra “A experiência do oficial do Exército Brasileiro na Missão das Nações Unidas para a estabilização no Haiti”.

Entre a tarde de sexta-feira e a manhã de domingo ocorreu um total de sete sessões em cada Comitê, todas marcadas por intensos debates de ideias, cuja diversidade de opiniões e a profundidade dos argumentos enriqueceram as discussões. Contrapontos foram apresentados com clareza e convicção, estimulando a reflexão e o diálogo aberto. Em suas intervenções, os participantes demonstraram alto nível de preparação e conhecimento, conduzindo arguições que desafiavam e ampliavam as perspectivas de todos. Esse ambiente dinâmico e colaborativo evidenciou a importância do pensamento crítico e do respeito às diferentes visões, tornando o encontro um verdadeiro exercício de cidadania global e de aprendizado mútuo. Tudo sempre acompanhado muito de perto pelos estudantes que simularam a Agência de Comunicação, encarregada de cobrir os principais acontecimentos e abastecer as mídias sociais do evento.

No encerramento, os diretores de cada Comitê aproveitaram para transmitir à assistência um breve relato dos principais temas abordados, das resoluções propostas e dos debates mais acalorados, frutos do intenso trabalho realizado. Também, foram divulgados os nomes dos diretores agraciados com menção oral e menção honrosa, e o melhor delegado foi premiado com um Certificado e um martelo, símbolo das simulações.

Um ponto alto da cerimônia de encerramento foi a premiação de Melhor Delegação atribuída ao Colégio Militar de Campo Grande, que se destacou tanto em relação ao total de menções recebidas por seus delegados, como também pela organização, disciplina e pontualidade demonstrada durante todo o evento pela delegação.

Após as premiações, o aluno Vitor Nakano, Secretário-Geral do Clube de Relações Internacionais, discursou e fez os agradecimentos. O Comandante do Colégio Militar de Curitiba, Coronel Alberto Ono Horita, ressaltou a importância de eventos como o CMC Mundo no desenvolvimento cognitivo, na habilidade de comunicação e na preparação para o futuro acadêmico e profissional.

Como último ato, foi batido o martelo simbolizando o encerramento oficial da XI Mundo CMC.

 

Fonte: Colégio Militar de Curitiba

Conteúdo Relacionado