Alunos dos Colégios Militares são premiados em Simulação Modelo ONU nos Estados Unidos

Destaque internacional

Publicado em 03/02/2025 13h51 | Atualizada em 04/02/2025 16h41

DEPA

Rio de Janeiro (RJ) – Oito alunos dos Colégios Militares foram premiados na 41ª edição da Conferência Modelo das Nações Unidas da Ivy League (ILMUNC), que ocorreu na Filadélfia (Pensilvânia), nos Estados Unidos, entre os dias 23 e 26 de janeiro. A Conferência reuniu mais de mil estudantes, em cerca de 100 delegações.

Os alunos Mariana Chaves, do Colégio Militar de Santa Maria, e Mateus Vasques, do Colégio Militar de Brasília, ganharam Menção Honrosa por suas atuações no Comitê Econômico e Financeiro (ECOFIN). As alunas Fernanda Alves, do Colégio Militar de Salvador, e Yasmim Souza, do Colégio Militar de Belém, receberam Menção Verbal pelo Comitê Jurídico (Legal Committee). Já as alunas Stephani, do Colégio Militar de Campo Grande, e Isabelle, do Colégio Militar do Recife, ganharam Menção Verbal pelo Comitê Social, Humanitário e Cultural (SOCHUM). As alunas Lívia Rodrigues, do Colégio Militar de São Paulo, e Luiza Caleia, do Colégio Militar de Juiz de Fora, foram contempladas com Menção Verbal pelo Comitê Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP).

Com uma delegação representada em sua maioria por alunas do sexo feminino, o  Sistema Colégio Militar do Brasil reuniu 15 estudantes dos Colégios Militares, que apresentaram excelentes resultados, frutos de uma jornada de muita superação e dedicação aos estudos e às orientações que lhes foram fornecidas ao longo de um árduo caminho de treinamento.

Reconhecidos como destaques dignos de Menção Honrosa, Mariana e Mateus descreveram seus sentimentos com a premiação. Eles representaram o país Sudão no comitê ECOFIN e debateram sobre os temas "O futuro do trabalho: abordando as implicações econômicas da automação e da IA" e a "Regulamentação de criptomoedas e seu impacto na estabilidade financeira global".

“É simplesmente indescritível receber um prêmio na Ilmunc, porque é um esforço que não é só meu, é da minha família, do colégio, do clube de relações internacionais. Com certeza, toda essa viagem foi uma experiência incrível. Mais do que ganhar o prêmio, ganhamos bagagem cultural, amigos e muitas vivências”, comentou Mariana.

Mateus também falou de sua emoção ao pisar no palco para receber seu diploma: “Foi um grande prazer representar o Brasil nesse evento.  Estou muito emocionado porque foi algo pelo qual eu lutei por dois anos da minha vida”.

 Fase nacional da Missão ILMUNC
Antes de embarcarem para os Estados Unidos, os alunos tiveram uma fase de treinamento e orientações no Colégio Militar de Brasília. Os alunos também assistiram a uma palestra sobre a ONU, ministrada pelo Coronel Thales, Comandante do Colégio Militar de Brasília, e a uma palestra do Coronel Marco Antônio, Gerente de Projetos Educacionais, sobre a importância da ILMUNC e demais projetos educacionais do Sistema Colégio Militar do Brasil.

Em Brasília, os alunos também visitaram as Embaixadas do Sudão e Moçambique, países que foram representados por eles durante as simulações da ILMUNC. Os estudantes tiveram a oportunidade de aprender mais sobre a política externa dos países, bem como aspectos culturais, geográficos e naturais de cada um.

Visita à Missão Permanente do Brasil junto à ONU e à sede da Organização das Nações Unidas em Nova York
Em um dia de programação da fase pré-ILMUNC, os alunos do SCMB fizeram uma visita à Missão Permanente do Brasil junto à ONU, um dos locais mais relevantes para as relações internacionais do país. Os estudantes foram recepcionados pelo excelentíssimo Embaixador Brasileiro Sérgio França Danese, Representante Permanente do Brasil na ONU, e pelo General de Exército Fernandes, Conselheiro Militar. Após as palavras das autoridades, os estudantes participaram de uma palestra com a diplomata Bruna Gagliardi, que explicou a estrutura e funcionamento das Nações Unidas, enfatizando a importância do Brasil no cenário diplomático.

Durante as palestras, os alunos tiveram a chance única de aprofundar seu entendimento sobre tópicos relevantes da organização internacional, como a estrutura do Conselho de Segurança e o funcionamento de missões de paz, fomentando a curiosidade sobre o papel da ONU e do Brasil no cenário mundial.

Na sequência das programações, os alunos vivenciaram um momento ímpar ao visitarem a emblemática sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova Iorque. Cada passo pelos corredores, carregados de história, dava vida às discussões e estudos que tanto são debatidos nos Clubes de Relações Internacionais. Guiados pelo Major Viana, da Missão Permanente, os delegados mergulharam na história e nos bastidores da ONU por meio da exibição oficial da instituição, que ressaltou a relevância do Brasil no sistema multilateral.

Sobre a ILMUNC
A ILMUNC é uma importante conferência Modelo da ONU para escolas de Ensino Médio, organizada por estudantes da Universidade da Pensilvânia. A iniciativa se esforça para criar uma atmosfera educacional que permite que todos os participantes tenham uma compreensão mais abrangente dos assuntos internacionais. O objetivo do evento é garantir que um delegado iniciante ou veterano saia com um conhecimento aprimorado sobre a comunidade global.

 
Confira o jornal produzido pelos alunos para a cobertura completa da ILMUNC.
 

Fonte: Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial

Conteúdo Relacionado