Alunos dos Colégios Militares conquistam as primeiras colocações no Concurso da EsPCEx

Ensino de excelência

Publicado em 05/01/2024 09h53 | Atualizada em 06/01/2024 10h59
Aluno Hoffmann à frente da turma do Colégio Militar de Porto Alegre

CMPA

Rio de Janeiro (RJ) – Dois alunos do Sistema Colégio Militar do Brasil conquistaram as primeiras colocações no Exame Intelectual do Concurso de Admissão à Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), de 2023.

O aluno João Pedro Passos Hoffmann, do Colégio Militar de Porto Alegre, foi o 1° Colocado Geral no exame. Já a aluna Ana Beatriz Guedes Melo, do Colégio Militar do Rio de Janeiro, conquistou a 1ª posição entre as candidatas do sexo feminino.

Aluno com notas e desempenho exemplares, Hoffmann contou que prestou todos os concursos militares para oficial em 2023, como forma de treinamento. Ele obteve excelentes resultados, reforçando a qualidade do ensino do Sistema Colégio Militar do Brasil. 

Ao todo, 54 alunos foram aprovados no concurso, sendo 16 classificados para as fases seguintes.

A aprovação na EsPCEx era um sonho antigo da aluna Beatriz. Ela revelou que estudou muito, por cerca de dois anos e meio, com o objetivo de entrar na Escola e se tornar uma oficial do Exército Brasileiro.

“Meu avô foi militar, então eu sempre tive essa carreira em mente. Assim, em 2016, prestei o concurso para entrar no 6º ano no Colégio Militar do Rio de Janeiro. Comecei a estudar no colégio em 2017 e passei a admirar ainda mais os valores do militarismo, como hierarquia, disciplina e camaradagem. Com o contato diário com militares no ambiente escolar, o meu interesse pela carreira cresceu e, em 2021, decidi começar a estudar para o concurso da EsPCEx”, contou Beatriz.

A aluna ainda fez questão de ressaltar que o fator que a ajudou a alcançar o resultado no concurso foi a disciplina que desenvolveu no Colégio Militar do Rio de Janeiro.

“Com as provas, as aulas, as formaturas, a ordem unida, a cobrança em relação à pontualidade, dentre outras responsabilidades, eu cultivei a prática da disciplina em diferentes áreas, principalmente nos estudos, o que foi fundamental para a minha classificação no concurso. Além disso, sou muito grata a todos os ensinamentos dados pelos professores e pelos instrutores, que foram muito importantes para a minha formação como estudante e como pessoa. A minha expectativa é adentrar os portões da EsPCEx em 2023 e seguir carreira no Exército, dando sempre o meu melhor e buscando honrar a Força”, reforçou a aluna.

Saiba como se tornar também aluno do Colégio Militar.

Saiba como se tornar oficial do Exército.

 

Fonte: Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial, por Ten Patrícia Teixeira

Conteúdo Relacionado