Alunos do Sistema Colégio Militar são premiados na simulação internacional YMUN Latam

Modelo ONU

Publicado em 20/08/2024 10h24 | Atualizada em 21/08/2024 17h03

DEPA

Rio de Janeiro (RJ) – Alunos do Sistema Colégio Militar do Exército Brasileiro foram premiados na 1ª edição da Yale Model United Nations Latin America (YMUN Latam), grande evento de simulação das conferências internacionais das Nações Unidas. Ao longo de três dias, cerca de 650 estudantes do ensino médio, do Brasil e do mundo, debateram questões internacionais importantes na simulação Modelo ONU. Organizada anualmente pela Universidade de Yale, esta é a primeira vez que a YMUN acontece na América Latina.

Os participantes, denominados Delegados, reuniram-se em São Paulo, entre 16 e 18 de agosto, para discutir problemas e propor soluções em diversos comitês. Nas rodadas de negociação, eles se valem de técnicas de debate e de habilidades diplomáticas para abordar os mais complexos desafios globais de nosso tempo. 

A Yale Model United Nations é conhecida por criar um ambiente criativo para que jovens mentes participem de atividades que estimulam a diplomacia, oratória e negociação. A atmosfera torna-se eletrizante quando estudantes de origens diferentes se juntam para debater, colaborar e aprender uns com os outros.

A premiação dos melhores participantes em cada comitê foi divulgada durante o encerramento do evento. Foram premiados os alunos dos Colégios Militares: Felipe Távora e Luna Maia (de Fortaleza), Kadota (de Manaus), Eulálio (de Brasília), e Mariana (de Santa Maria). Eles receberam a menção honrosa como Honorable Delegate.
 


Conheça os alunos que representaram o Sistema Colégio Militar.

A aluna Luna Maia disse que não esperava receber a premiação. "Eu estava desacreditada porque, muitas vezes no comitê, você fica focado em projetos, negociações e quando perde uma batalha, acha que não se saiu bem. Mas minha mensagem é para as pessoas acreditarem, porque sempre podemos ser surpreendidos", concluiu a estudante do Colégio Militar de Fortaleza.

A aluna Kadota também comentou sobre sua experiência na YMUN. "Foi muito emocionante ser premiada, porque eu sempre me preparo muito para essas simulações, e essa foi a primeira vez que deu frutos", comemorou a participante do Colégio Militar de Manaus.

Já a aluna Luíza Barbosa foi a primeira representante do Colégio Militar de São Paulo a participar de um evento todo no idioma inglês. Ela falou sobre o privilégio de atuar na YMUN. "Eu pude aprimorar meu inglês, conhecer novas pessoas e melhorar meu entendimento sobre as simulações internacionais", revelou Luíza.


Yale Model United Nations Latin America
A YMUN Latam é uma extensão da Yale Model United Nations, que acontece anualmente na Yale University, em New Haven, nos Estados Unidos. O evento promove a simulação de conferências da ONU, em que os estudantes representam países e debatem questões globais. Todas as atividades são realizadas em língua inglesa.

O evento é composto por diversos comitês, cada um com seus respectivos diretores, nos quais os delegados discutem e elaboram resoluções. Assim como nas conferências das Nações Unidas, são realizadas cerimônias de abertura e de encerramento, que incluem palestras inspiradoras. Além disso, a conferência oferece workshops ministrados por alunos sobre temas como relações internacionais e escrita criativa.

Participação dos Colégios Militares
As simulações do Modelo ONU são organizadas periodicamente nas unidades do Sistema Colégio Militar, com destaque para a CMC Mundo. Os alunos dos colégios militares também mantêm uma tradição de participarem em simulações internacionais. A atuação desses alunos na YMUN Latam destaca o compromisso do Exército Brasileiro com a formação de líderes preparados para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.

A relevância de conferências como a YMUN é enfatizada pelo Gerente de Projetos Educacionais do Sistema Colégio Militar do Brasil. "Estamos muito orgulhosos de nossos alunos por representarem os Colégios Militares em um evento de tamanha importância. É uma oportunidade única para desenvolverem habilidades de negociação, oratória e pensamento crítico, além de promoverem a imagem positiva das nossas instituições de ensino no cenário internacional", destaca o Coronel Marco Antonio Souto de Araújo.

 

Fonte: Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial, por Ten Patrícia Teixeira

Conteúdo Relacionado