Alunos do Colégio Militar são premiados em Simulação ONU nos Estados Unidos

Destaque internacional

Publicado em 30/01/2024 08h39 | Atualizada em 30/01/2024 16h48
Alunos do Sistema Colégio Militar são premiados nos Estados Unidos

Rio de Janeiro (RJ) – Cinco alunos dos Colégios Militares foram premiados na 40ª edição da Conferência Modelo das Nações Unidas da Ivy League (ILMUNC), que ocorreu na Filadélfia (Pensilvânia), nos Estados Unidos, entre os dias 25 e 28 de janeiro. A Conferência reuniu estudantes de todo o mundo.

A divulgação dos contemplados de cada categoria aconteceu no dia 28 de janeiro, durante a Cerimônia de Encerramento do evento.

O aluno Merotto, do Colégio Militar de Porto Alegre, venceu o concurso de redação (Essay Contest Winner). O aluno Francisco, de Santa Maria, e a aluna Sara Veiga, de Juiz de Fora, receberam a menção honrosa pelo Comitê Relacionado a Assuntos Legais (Honorable Mention at Legal Committee). Já as alunas Sophia e Wambier, do Colégio Militar de Brasília, receberam a premiação como Delegadas-Destaque no Comitê da Cúpula Especial sobre Tecnologias Artificiais Emergentes (Outstanding Delegates at Special Summit on Emerging Artificial Technologies).

O Sistema Colégio Militar do Brasil foi representado por 14 alunos dos Colégios Militares, que apresentaram excelentes resultados, frutos de uma jornada de muita superação e dedicação aos estudos e às orientações que lhes foram fornecidas ao longo de um árduo caminho de treinamento.

O aluno Merotto comentou sobre o seu prêmio de melhor redação em uma das propostas da competição. “No concurso de redação da ILMUNC XL, tive a oportunidade de escrever em língua inglesa sobre o motivo que me levou a participar dos modelos das Nações Unidas. Eu abordei os eventos e as minhas características que despertaram meu interesse pelo Modelo ONU, além de tratar da minha trajetória no Clube de Relações Internacionais e de como eu vejo as simulações atualmente. Concluí expressando minhas expectativas como participante brasileiro de um evento internacional do calibre da ILMUNC”.

Reconhecida como delegada destaque, a aluna Sophia descreveu o seu sentimento durante a votação das propostas de sua delegação na conferência simulada. “Nossa jornada foi uma montanha-russa de emoções. A tensão atingiu o ápice quando entramos no processo de votação. Com corações acelerados, aguardamos ansiosos pelos resultados. A explosão de alegria e orgulho foi indescritível quando descobrimos que nossa resolução havia conquistado a aprovação da maioria”, comentou a aluna Sophia.

Durante a fase de treinamento em Brasília e durante todo processo da Conferência, os alunos brasileiros concluíram com êxito todas as atividades. Eles foram designados para representar o Afeganistão, Moçambique e Luxemburgo, além de outros comitês que fizeram parte das simulações. 

Em Brasília, os alunos fizeram uma apresentação individual ao Diretor de Educação Preparatória e Assistencial, General de Brigada Zanon, que os orientou sobre a importância dos discursos durante o evento. Os alunos também assistiram a uma palestra do Estado-Maior do Exército, Coronel Túlio, sobre a ONU, e a uma palestra do Coronel Marco Antônio sobre a ILMUNC e demais projetos educacionais do Sistema Colégio Militar do Brasil.

A ILMUNC é uma importante conferência Modelo da ONU para escolas de Ensino Médio, organizada por estudantes da Universidade da Pensilvânia. A iniciativa se esforça para criar uma atmosfera educacional que permite que todos os participantes tenham uma compreensão mais abrangente dos assuntos internacionais.

O objetivo do evento é garantir que um delegado iniciante ou veterano saia com um conhecimento aprimorado sobre a comunidade global. Este ano, o tema da conferência foi “Construindo pontes, não muros”.

Confira o jornal produzido pelos alunos para a cobertura da ILMUNC.

Fonte: Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial, por Ten Patrícia Teixeira

Conteúdo Relacionado