Alunos do Curso de Cavalaria participam de exercício no terreno - Notícias
Alunos do Curso de Cavalaria participam de exercício no terreno
Preparação de Oficiais da Reserva
Sd Levi e Sd Felipe Silva
Pirassununga (SP) – Alunos do Curso de Cavalaria do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo (CPOR/SP) realizam a Operação Ciclone, no campo de instrução do 13º Regimento de Cavalaria Mecanizado, em Pirassununga. O exercício permitiu aos futuros oficiais da reserva aplicar na prática os conhecimentos adquiridos durante o curso. A atividade aconteceu entre 7 e 11 de outubro.
As instruções realizadas no terreno são parte da disciplina Organização e Emprego da Cavalaria, que englobou atividades de reconhecimento, manobras ofensivas e ocupação de posição de bloqueio do pelotão de cavalaria mecanizado. Além do aprimoramento técnico, os alunos desenvolvem atributos da área afetiva, tais como coragem, espírito de corpo e responsabilidade.
Na área rural de Pirassununga, os jovens militares realizaram marchas e empregaram veículos blindados, como Guarani e Cascavel, em exercícios de simulação de combate.
Pedido de Cooperação de Instrução
Nesta fase da formação do oficial da reserva do Exército, que dura dez meses, os alunos realizam uma série de exercícios práticos com o apoio de outras unidades da Força Terrestre, por meio dos chamados Pedido de Cooperação de Instrução (PCI).
"Depois de adquirirem os conhecimentos teóricos, esses jovens aplicam no terreno o que aprenderam. Isso possibilita que, ao fim da formação, tornem-se profissionais prontos para o emprego na tropa", afirmou o Comandante do CPOR/CMSP, Coronel Alexandre Lückemeyer Machado Carrion.
O aluno da Cavalaria, Enzzo Romeilo Marchesini, reconhece a importância dos exercícios práticos durante o Curso de Formação de Oficiais da Reserva. "Com certeza, o conteúdo que aprendemos no Centro Solar dos Andradas foi definitivamente incorporado durante o exercício. Isso se reflete quando voltamos à sala de aula e somos submetidos às provas teóricas. Neste momento, relembramos como foi aplicado o conhecimento durante o PCI".
Já o Aluno João Martins Orglmesister comentou sobre a oportunidade de ter contato com um quartel operacional de Cavalaria. "O PCI nos colocou no terreno com o uso de blindados. Me sinto muito mais preparado agora", disse.
Além da Cavalaria, na última semana, o CPOR de São Paulo realizou o exercício com os alunos do Curso de Comunicações, na 12ª Companhia de Comunicações, em Caçapava (SP), e com os alunos da Infantaria, no 2º Batalhão de Polícia do Exército, em Osasco (SP).
Oficiais da Reserva
Nos Cursos de Formação de Oficiais da Reserva, jovens selecionados por meio do alistamento militar formam-se aspirantes a oficial e ingressam no Corpo de Oficiais da Reserva do Exército, contribuindo para o desenvolvimento da doutrina militar na área de sua competência.
Esses oficiais são formados nos Centros e Núcleos de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR e NPOR), localizados em diversas cidades do território nacional. Eles podem atuar como oficiais da ativa por até 8 anos, alcançando o posto de primeiro-tenente. Já como reservistas, podem ser convocados para atuar em casos de necessidade.
O curso de formação é desenvolvido ao longo de todo o ano, com diversas atividades intelectuais, físicas e operacionais. Durante as 15 primeiras semanas, os alunos realizam o Período Básico de formação do combatente. Já a segunda fase, com duração de 27 semanas, é o Período de Formação e Aplicação, quando os militares se especializam em uma arma, quadro ou serviço do Exército: Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Comunicações, Intendência ou Material Bélico.
Fonte: Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo, por Ten Suellen Fernandes