Jovens militares são declarados Aspirantes a Oficial da Reserva - Notícias
Jovens militares são declarados Aspirantes a Oficial da Reserva
Curso de Formação de Oficiais
Cb Edvan, Sd Kindanda, Sd Morais e Sd Amaral
São Paulo (SP) – Após dez meses de formação militar, o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo declarou, neste mês, 159 Aspirantes a Oficial da Reserva. A tropa passou a integrar a reserva não remunerada do Exército Brasileiro e pode ser mobilizada, conforme previsto em lei, em caso de guerra ou urgente necessidade da nação. Em todo o Brasil, milhares de jovens concluíram os treinamentos nos centros e núcleos de formação de oficiais da reserva.
A declaração de Aspirante a Oficial ocorre após a conclusão do curso que capacitou os alunos para o comando de frações em uma das Armas, Quadro ou Serviço. O grupo, formado por homens em idade de serviço militar, foi selecionado por meio de critérios de aptidão física e de desempenho intelectual.
O Curso de Formação de Oficiais teve início em fevereiro. Em São Paulo, os alunos entraram pelo Portão das Armas do Centro Solar dos Andradas, ato que marca simbolicamente o início da jornada dos militares como Alunos do Exército Brasileiro.
A formação básica, em que são ministradas instruções de ordem unida, tiro, entre outras instruções basilares da formação militar, foi concluída em maio. Neste período, foi realizado o primeiro exercício de longa duração, com simulação de situações de combate.
No período de formação inicial também são desenvolvidos o preparo físico e os atributos da área afetiva, tais como liderança, camaradagem, iniciativa e coragem, fundamentais à atividade militar. Na Escola, os militares aprendem ainda a cultuar os símbolos nacionais e a aplicarem, na prática cotidiana, valores e virtudes.
No dia 19 de maio, teve início a segunda fase da formação do Aspirante a Oficial da Reserva, com instruções técnicas e aplicações práticas nas Armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia ou Comunicações, no Serviço de Intendência ou no Quadro de Material Bélico.
Neste período, foram consolidados os conhecimentos da formação básica e intensificados os exercícios de campo dirigidos a cada uma das áreas do combate. Além disso, os alunos passaram a ser recebidos em organizações militares correspondentes a seus cursos para instruções e integração com militares de carreira.
Homenagem
A Turma de 2023 do CPOR foi batizada de “Tenente Ary Rauen”, em homenagem ao combatente da Força Expedicionária Brasileira que lutou na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial.
Na cerimônia de encerramento do Curso, o Comandante Militar do Sudeste, General de Exército Guido Amin Naves, parabenizou os novos Aspirantes a Oficial da Reserva e destacou a sua valorosa formação para o Exército Brasileiro e para a nação.
“Os valores como a ética e a moral, tão importantes e cultuados pelo Exército, são tão ou mais importantes para a nossa nação. Honrem seus pais, honrem o Exército Brasileiro, honrem seus superiores e, acima de tudo, honrem e respeitem seus subordinados. Façam isso onde estiverem, como homens de bem, contribuindo para a sociedade”, afirmou o General.
A cerimônia foi marcada pela entrega das espadas, símbolo do Oficial do Exército Brasileiro, e pelo compromisso do Aspirante a Oficial da Reserva com a nação, em que prometem cumprir seus deveres e dedicar-se ao serviço à pátria.
“Vocês são agora vetores dos valores aprendidos aqui, ensinados pelo invicto Exército de Caxias. A vocação, a força de vontade, a persistência e o idealismo os trouxeram até aqui. Saibam que a experiência e o aprendizado no CPOR não foram em vão”, disse o Comandante do CPOR/SP, Coronel Alexandre Lückemeyer Machado Carrion.
.
Militares Temporários
Os Oficiais formados por um dos cinco Centros de Preparação de Oficiais da Reserva do Exército estão habilitados, ao final do curso, à convocação temporária para o serviço ativo. O período máximo de permanência como militar temporário na ativa é de 8 anos, chegando ao posto de Primeiro-Tenente. A convocação é condicionada ao número de vagas disponíveis e à a classificação final no curso.
Fonte: Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo, por Ten Suellen Fernandes