Projetos do Colégio Militar do Recife conquistam medalha na Genius Olympiad - Notícias
Projetos do Colégio Militar do Recife conquistam medalha na Genius Olympiad
Premiação científica internacional
CMR
Recife (PE) – Dois projetos científicos do Colégio Militar do Recife conquistaram medalhas de bronze na Genius Olympiad, em Nova York, no dia 14 de junho. Os projetos foram apresentados por alunos do ensino médio, sob a orientação da Professora Maria Goretti, da disciplina de Geografia.
Os projetos premiados na categoria Science Award foram:
- Membranas decoradas com estruturas de metal-orgânico 3D automontáveis: do design à purificação seletiva de corpos d’água; e
- Membranas feitas com escamas de pirarucu para adsorção de metais pesados da água.
Colégio Militar de Manaus é finalista do prêmio Melhor Escola do Mundo, confira.
O primeiro projeto, apelidado de MeMo3D, foi desenvolvido pelos alunos Pedro Guerra e Vivian Azevedo, do 2º ano do Ensino Médio. A iniciativa se propõe a resolver o problema da contaminação de rios e cursos d’água em centros urbanos por meio de uma solução sustentável. Os estudantes desenvolveram uma membrana feita de uma liga orgânica de baixíssimo custo, capaz de absorver fármacos e corantes da água. O processo melhora a qualidade da água para o consumo e contribui para a saúde do ecossistema aquático.
Já o segundo projeto propõe uma solução para a contaminação dos recursos hídricos por metais pesados. Por meio de membranas feitas com escamas de peixe, ele oferece uma alternativa para absorver e remover partículas metálicas da água. O projeto foi desenvolvido pelas alunas Júlia Graziela e Leila Santos, do 3° ano do Ensino Médio.
A inspiração para o projeto surgiu a partir do estudo da contaminação de rios da Amazônia por mercúrio proveniente de garimpo ilegal. Cientes da gravidade do problema e de sua presença também em centros urbanos e industriais, as estudantes desenvolveram uma membrana nanoporosa da combinação de redes metalorgânicas e colágeno. A solução mostrou-se inovadora e eficaz para adsorver metais como o cobre dos corpos hídricos, contribuindo para melhorar a qualidade da água e assegurar melhores condições de saúde à população.
As pesquisas apresentadas pelo Colégio Militar de Recife receberam apoio do laboratório BSTR do Departamento de Química Fundamental da Universidade Federal de Pernambuco, sob coordenação do Professor Severino Júnior.
Genius Olympiad
A Genius Olympiad é uma competição internacional de projetos de ensino médio focada em questões ambientais, que abrange disciplinas gerais com foco em Ciências, Escrita Criativa, Negócios, Robótica e Arte.
Cerca de 900 estudantes de 57 países participaram das finais. Os projetos foram avaliados por membros das comunidades científica, acadêmica e empresarial de Nova York.
A Genius Olympiad é organizada pela Terra Science and Education e sediada pelo Rochester Institute of Technology, uma das 15 melhores universidades americanas, reconhecidas por excelentes programas de aprendizagem cooperativa e estágio, ocupando a 52ª posição entre as escolas de melhor valor, de acordo com o US News & World Report.
Fonte: Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial, por Ten Patrícia Teixeira