Adjunto de Comando do Comandante do Exército realiza palestra na Academia Militar - Notícias
Adjunto de Comando do Comandante do Exército realiza palestra na Academia Militar
Praças

Academia Militar das Agulhas Negras
Resende (RJ) — O Adjunto de Comando do Comandante do Exército ministrou, no dia 4 de fevereiro, uma palestra para Subtenentes e Sargentos na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). O Subtenente Luiz Gustavo da Silva Siston falou sobre o tema "O Sargento no Exército Brasileiro" no Teatro General Leônidas. Por volta de 300 subtenentes e sargentos do Batalhão de Comando e Serviços (BCSv/AMAN) servindo na AMAN participaram da atividade, que abordou valores e boas práticas a serem seguidas.
"A simples presença do adjunto de comando é fonte de inspiração para os militares mais jovens" — essas foram palavras proferidas pelo Comandante do Exército, Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, durante a 16ª Reunião dos Adjuntos de Comando dos Integrantes do Alto-Comando do Exército, em 5 e 6 de fevereiro. Tais palavras refletem a importância da função para a Instituição.
Em 2025, a função de adjunto de comando completará dez anos de existência, uma vez que foi criada em 22 de maio de 2015, por intermédio da Portaria nº 103, do Estado-Maior do Exército. A função é atribuída a um subtenente ou primeiro-sargento, que atua como assessor dos comandantes, chefes e diretores, em diversos níveis. Entre outras incumbências, o adjunto de comando é o responsável por divulgar os valores e a ética militar, além de facilitar a comunicação entre o Comando e os praças. A função é desempenhada por militares que possuem destacada liderança, competência profissional e conduta exemplar.
Em suas palavras finais, o ST Siston agradeceu a oportunidade de falar aos militares da AMAN, Casa de Valores e Escola de Líderes do Exército Brasileiro.
-
Foto: Academia Militar das Agulhas Negras
-
Foto: Academia Militar das Agulhas Negras
-
Foto: Academia Militar das Agulhas Negras
Fonte: Academia Militar das Agulhas Negras