80ª Páscoa dos Militares é celebrada na Catedral Metropolitana de São Sebastião

Integração com a Sociedade

Publicado em 25/07/2025 08h30 | Atualizada em 25/07/2025 08h41

Fotos: Sd Emanuel e Sd Gustavo Silva

Rio de Janeiro (RJ) – No dia 23 de julho, militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, bem como integrantes das de Órgãos de Segurança Pública, participaram da celebração da 80ª Páscoa dos Militares Católica, realizada na Catedral Metropolitana de São Sebastião. A missa foi celebrada pelo Arcebispo da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, Cardeal Dom Orani João Tempesta.
 


Durante a cerimônia religiosa, que promoveu a integração entre os participantes, destacaram-se a entrada de símbolos que representam as missões das instituições presentes, que foram abençoados pelo celebrante,  a Eucaristia — símbolo de reconciliação e vínculo de união fraterna — oferecida a todos os presentes, e as palavras proferidas pelo Comandante Militar do Leste, General de Exército Kleber Nunes de Vasconcellos que destacaram a relevância do evento para a confraternização militar, bem como o histórico do surgimento Páscoa dos Militares.
 


A Páscoa dos Militares rememora a missa realizada na Praça XV, no Rio de Janeiro, em 1945, após o retorno das tropas que lutaram pela liberdade e pela democracia nos campos de batalha da Itália, durante a Segunda Guerra Mundial. Por concessão da Igreja, autorizou-se celebrar a páscoa fora do período convencional, uma vez que os militares brasileiros ficaram impedidos de realizá-la em meio ao conflito. As celebrações, que acontecem em diversas regiões do Brasil, são organizadas conforme as diretrizes do Ordinariado Militar do Brasil, sediado em Brasília.
 


Neste ano, a atividade reveste-se de importância singular dentro do contexto das celebrações de 80 anos dos feitos da Força Expedicionária Brasileira na Segunda Grande Guerra. 

Nossos heróis para sempre lembrados!

Veja também:

AMAN celebra Páscoa Acadêmica 2025

Siga o canal do Exército Brasileiro no WhatsApp
 

Fonte: Comando Militar do Leste

Conteúdo Relacionado