80 anos do último tiro da artilharia na FEB é relembrado em Barueri

Força Expedicionária Brasileira

Publicado em 05/05/2025 09h39 | Atualizada em 07/05/2025 10h31

20º Grupo de Artilharia de Campanha Aeromóvel (20º GAC Amv)

Barueri (SP) – No dia 29 de abril de 2025, o 20º Grupo de Artilharia de Campanha Aeromóvel (20º GAC Amv) – Grupo Bandeirante – realizou a cerimônia comemorativa dos 80 anos do último tiro da Artilharia da Força Expedicionária Brasileira (FEB), tendo em vista que foi o Grupo que executou essa missão de tiro durante a campanha na Itália, quando recebeu a denominação histórica de III Grupo 105 FEB.

O General de Divisão Hiroshi, Comandante da 2ª Divisão de Exército, proferiu palavras de reconhecimento e inspiração após o discurso do Tenente-Coronel Ruiz, Comandante do 20º GAC Amv. Ambos ressaltaram a relevância do feito histórico realizado pela Artilharia Brasileira na Campanha da Itália, destacando a importância dos valores herdados da Força Expedicionária Brasileira e o papel fundamental da preservação da memória militar para as novas gerações.

A atividade ainda contou com a presença ilustre do General de Exército Montenegro, Comandante Militar do Sudeste, General de Divisão Porto, Comandante da 2ª Região Militar, General de Brigada Pasinato, Comandante da Brigada de Infantaria Aeromóvel, além de outras  autoridades militares e civis.

As homenagens reforçaram o compromisso da Instituição com o legado dos pracinhas e com a perpetuação dos exemplos de bravura, patriotismo e sacrifício em prol da liberdade e da democracia.

Formatura histórica com uniformes da FEB

A solenidade teve início com uma formatura especial, destacando uma bateria composta por militares trajando o uniforme histórico da FEB. A iniciativa

resgatou a memória e os feitos dos pracinhas brasileiros durante a Segunda Guerra Mundial, proporcionando aos presentes um verdadeiro retorno ao passado.

Guarda do Busto do General Souza Carvalho

Durante a cerimônia, cadetes da Arma de Artilharia da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) realizaram a guarda solene do busto do General Souza Carvalho, Comandante do III Grupo 105 FEB na 2ª Guerra Mundial, em um momento de profundo respeito e simbolismo histórico. Posicionado em local de destaque, representou não apenas a liderança marcante do general na trajetória da Artilharia Brasileira, mas também a dedicação exemplar à formação de valores e conduta militar.

A presença dos cadetes da AMAN reforçou a conexão entre as gerações passadas e futuras do Exército Brasileiro, tornando viva a importância de se preservar a memória dos grandes líderes militares. O gesto solene de guarda ao busto serviu também como inspiração aos jovens oficiais, evocando exemplos de patriotismo, disciplina e espírito de corpo que formam a base da instituição, além de homenagear a trajetória de quem tanto contribuiu para a identidade da artilharia nacional.

Encenação do último tiro da FEB

Um dos pontos altos da cerimônia foi a encenação do último tiro da Artilharia da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que foi realizado há 80 anos, no horário de 1h45 do dia 29 de abril de 1945, pela 2ª Bateria do III Grupo 105 FEB, na campanha na Itália.

O disparo da 2ª Bateria de Obuses, reverberou pelo local, marcando o momento com um estrondo imponente que emocionou e envolveu o público presente, remetendo aos feitos históricos vivenciados pelos heróis da FEB.

Helitransporte do obuseiro Oto Melara M-56

Por fim, com o apoio da Aviação do Exército, que realizava um adestramento de transporte de obuseiros,  foi executado o helitransporte de uma peça de obuseiro Oto Melara M-56: demonstração da capacidade de emprego da Artilharia de Campanha Aeromóvel em situações reais e da constante modernização dos meios e doutrinas da Arma de Artilharia.

Exposição de materiais e plastimodelismo temático da FEB

Como parte das atividades comemorativas pelos 80 anos do último tiro da FEB, o 20º GAC Amv organizou uma exposição especial de materiais de artilharia e de plastimodelismo com temática da Força Expedicionária Brasileira, além de permitir a visitação ao acervo do Espaço Cultural III Grupo 105 FEB.

A mostra proporcionou aos visitantes uma oportunidade única de observar de perto armamentos, viaturas e conteúdos históricos da FEB nos campos de batalha da 2ª Guerra Mundial, reforçando a importância da preservação desses materiais para a memória militar nacional.

O Exército Brasileiro mantém viva a memória de seus heróis e valoriza o legado da Força Expedicionária Brasileira, servindo de exemplo e inspiração para as gerações atuais e futuras. Este ano, em especial, comemora, o aniversário de 80 anos da vitória da Força Expedicionária Brasileira.

 

 

Saiba mais sobre os 80 anos da Força Expedicionária Brasileira.

Confira a linha do tempo da campanha da FEB

 

  

Você sabia que o Exército tem um canal no WhatsApp? Siga e fique informado:

Canal do Exército Brasileiro no WhatsApp

 

Fonte: 20º Grupo de Artilharia de Campanha Aeromóvel (20º GAC Amv)

Conteúdo Relacionado