80 anos do mais sangrento combate da FEB na Itália: a Batalha de Montese

Heroísmo

Publicado em 14/04/2025 09h10 | Atualizada em 14/04/2025 15h34

Exército Brasileiro

Brasília (DF) – Há 80 anos, no dia 14 de abril de 1945, teve início um dos mais difíceis combates travados pela Força Expedicionária Brasileira (FEB) contra os nazistas na Itália: a Batalha de Montese. As tropas aliadas avançavam, desde o início do ano de 1945, contra os inimigos na Itália, mas, para conquistar o norte, era preciso dominar aquela região estratégica. Combatendo casa a casa, os pracinhas venceram a resistência alemã e escreveram uma das páginas mais gloriosas da FEB naquela campanha, à custa de sangue, suor e determinação.


Diversas patrulhas foram organizadas nos dias que antecederam o ataque. O Sargento Max Wolf foi voluntário em uma delas, no dia 12 de abril de 1945. O local era repleto de casas em ruínas que representavam um grande perigo, já que eram utilizadas como abrigo pelos nazistas. O inimigo deixou que a patrulha brasileira chegasse bem perto. Eram 13h15, quando uma rajada de metralhadora cortou o peito de Wolf, que caiu morto ao solo.


O início das ações em Montese foi com a nossa Artilharia. Houve uma intensa preparação de fogos, que antecedeu o avanço das tropas. A FEB enfrentou obstinada resistência. Após terem sido repelidos pela Infantaria brasileira, os alemães ainda persistiram durante quatro jornadas com um impetuoso bombardeio às posições brasileiras já conquistadas, até transformar a pequena vila de Montese em um amontoado de escombros.

De 14 a 18 de abril, a FEB consolidou sua conquista em Montese. Foi um combate sangrento, que resultou em 426 baixas brasileiras, um sacrifício que garantiu uma vantagem tática aos aliados e enfraqueceu, ainda mais, as resistências nazifascistas, permitindo o avanço dos aliados na sequência do combate.

FEB 80 anos: heróis sempre lembrados.

Saiba mais sobre a Força Expedicionária Brasileira

Veja as notícias publicadas relacionadas à FEB.

Acompanhe a sequência de eventos da FEB. Veja a linha do tempo.

 

 

 

Você sabia que o Exército tem um canal no WhatsApp? Siga e fique informado:

Canal do Exército Brasileiro no WhatsApp

 

Fonte: CCOMSEx

Conteúdo Relacionado