Deslocamento da FEB para a cidade de Vada completa 80 anos - Notícias
Deslocamento da FEB para a cidade de Vada completa 80 anos
Adestramento final para o combate
Acervo do DPHCEx
Brasília (DF) – Há 80 anos, em 18 de agosto de 1944, teve início o deslocamento do primeiro escalão da Força Expedicionária Brasileira, de Tarquínia, onde começou a fase final de preparação para entrar em combate, logo após o desembarque na Itália, em 16 de julho, para a região de Vada-Rosignano, onde o adestramento foi finalizado.
Essa atividade ocorreu em duas noites, das 21:00 horas às 04:00 horas, percorrendo 195 Km, com o escoamento de 200 viaturas em cada noite. Neste momento, a FEB foi incorporada ao IV Corpo de Exército norte-americano, comandado pelo General Crittenberger, subordinado ao V Exército.
Em Vada, o acampamento foi disposto em um imenso parreiral. Por estar próximo às zonas de combate, a disciplina de luzes e circulação precisou ser redobrada. Por outro lado, a adoção do sistema de visitas diárias dos oficiais de ligação norte-americanos favoreceu o atendimento às demandas operacionais brasileiras.
No dia seguinte, 19 de agosto, ocorreu no início do deslocamento a visita do Primeiro-Ministro do Reino Unido, Winston Churchill, às tropas Aliadas, inclusive a brasileira. A 1ª Companhia do I Batalhão do 6º Regimento de Infantaria fez parte da Guarda de Honra. Churchill falou à tropa: “Soldados brasileiros e americanos, eu vos trago a confiança da vitória”.
Em 21 de agosto, a tropa brasileira foi inspecionada pelo Estado-Maior do V Exército, dando início aos treinamentos supervisionados por 271 oficiais, sargentos e graduados da 85ª e 88ª Divisões norte-americanas. Os inspecionadores foram distribuídos por todas as frações para examinarem os conhecimentos sobre o emprego do armamento e material recentemente recebidos. A inspeção foi exitosa.
Cerimônias
Durante a permanência do primeiro escalão da FEB em Vada, os pracinhas vivenciaram dois importantes eventos, de natural relevância para os brasileiros. Em 25 de agosto, foi comemorado o Dia do Soldado em terras italianas. Na ocasião, a tropa foi passada em revista pelo General Mark Clark, Comandante do V Exército.
O Dia da Independência, 7 de setembro, também foi festejado durante o período do adestramento. A Ordem do Dia foi lida pelo Comandante da FEB, General Mascarenhas de Moraes, que exortou os pracinhas a colaborarem na libertação do povo italiano do jugo nazifascista.
Exercício-teste
A reta final da preparação durou três semanas, e teve início em 23 de agosto, com exercícios de combate em todos os escalões. Alguns oficiais e praças foram autorizados a estagiar em unidades americanas em ação na frente do rio Arno.
Em 10 de setembro, um grande exercício com 36 horas de duração e o emprego de mais de quatro mil expedicionários finalizou o adestramento. Cerca de 270 oficiais americanos atuaram como árbitros, atestando o nível do preparo da tropa. Desse modo, o General Mark Clark declarou o primeiro escalão da FEB como apto para entrar em combate.
Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército