5ª Divisão de Exército relembra os feitos na 2ª Guerra ao celebrar aniversário

História

Publicado em 09/04/2025 17h00 | Atualizada em 11/04/2025 18h21

Curitiba (PR) – A 5ª Divisão de Exército (5ª DE) completou apenas 11 anos na última sexta-feira (4), mas as estruturas militares em sua área de responsabilidade já existiam na época da Força Expedicionária Brasileira. Seu comandante, General Nigri, fez uso da palavra para relembrar os feitos históricos e exaltar as organizações militares nos estados do Paraná e de Santa Catarina, que participaram na Campanha da Força Expedicionária Brasileira, com 2500 militares dos dois estados, e os quase mil militares que fizeram parte do Batalhão de Suez ao longo de 10 anos.

Feitos e legado

O general citou ainda a participação dos militares em missões de Paz em Angola, no Haiti, e na Força de Pacificação no Complexo do Alemão, além da Operação Taquari 2, no Rio Grande do Sul. “A 5ª DE é herdeira dessas tradições, destes feitos e do legado dos nossos antepassados. O que caracteriza a nossa divisão são seus recursos humanos, militares vocacionados, capacitados e com prontidão operacional”, destacou o comandante.

Comemoração à moda militar 

O aniversário foi no dia 27 de março, mas a 5ª DE realizou uma série de atividades durante a semana que se seguiu, com foco especial para atividades típicas de preparo da tropa. Na segunda-feira (31/3), à moda militar, o General Nigri reuniu militares da guarnição para fazer o treinamento físico militar centralizado no Forte do Pinheirinho. Após o aquecimento estático, uma corrida de cerca de 5 km nas proximidades do local.

Marcha com 1500 soldados

Na quarta-feira (2/4), quase 1500 militares, entre eles soldados recrutas e alunos dos Núcleos de Preparação para a Reserva (NPOR) da Guarnição de Curitiba, realizaram uma marcha administrativa de 8 km pelas trilhas do Forte do Pinheirinho, comandada pelo General Nigri. Os comandantes das organizações militares da Guarnição acompanharam suas tropas. O chefe do 11º Chefe de Telemática, coronel Trajano Alencar de Araújo Costa, disse que a marcha foi uma ótima oportunidade para manter o nível técnico operacional dos militares do seu quartel. “Nada melhor do que uma marcha, uma atividade tipicamente militar, para fazer uma comemoração. São coisas simples, mas afetas à nossa profissão”, conta o coronel Trajano.

Amigos da 5ª DE

Na sexta-feira (4/4), uma solenidade militar marcou os 11 anos de criação da 5ª Divisão de Exército, no Forte do Pinheirinho. A cerimônia foi presidida pelo comandante da 5ª DE, General de Divisão Ricardo José Nigri e teve a presença de convidados e autoridades. Durante a formatura, foram entregues diplomas de “Amigos da 5ª DE” a três personalidades de elevado conceito na comunidade, como forma de reconhecer os serviços prestados ao Comando da Divisão.

A Sr Celso Vedolim Teixeira, empresário do ramo de porcelanas, recebeu a honraria das mãos do General Nigri. “Meu sangue corre verde-oliva, tenho minhas raízes no Exército e tenho um carinho muito grande pela instituição. Então hoje eu busco retribuir à instituição tudo aquilo que ela me deu e me ensinou”, conta o empresário.


O Coronel Aviador Regilânio Isaías Aguiar de Melo, comandante do Cindacta II, e a Sra Valdívia da Silva Martins, presidente do grupo Costurinha, também receberam a homenagem. A “Costurinha” mobiliza a família militar na realização de bazares para levantar fundos e montar enxovais que são doados a cabos e soldados com filhos recém-nascidos.

Além das atividades militares, atividades religiosas coroaram a programação.

Unidade que participou da Tomada de Monte Castelo celebra os 80 anos da conquista

  

 

Você sabia que o Exército tem um canal no WhatsApp? Siga e fique informado:

Canal do Exército Brasileiro no WhatsApp

Fonte:

Conteúdo Relacionado