28º Encontro de Diretores e Assessores de Desminagem das Nações Unidas

Engenharia

Publicado em 14/04/2025 13h51 | Atualizada em 14/04/2025 14h13

Departamento de Engenharia e Construção

Brasília (DF) – Nos dias 9, 10 e 11 de abril, na sede da ONU, em Genebra, na Suíça, ocorreu o 28º Encontro de Diretores e Assessores de Desminagem das Nações Unidas (UNNMD 28). O evento contou com a participação do Assessor do Conselheiro Militar na Delegação Permanente do Brasil junto à Conferência do Desarmamento em Genebra (DELBRADESARM), Coronel Borges, e do Major de Engenharia Pazetto, do Departamento de Engenharia e Construção (DEC).

Durante o encontro, especialistas de diversas regiões do mundo compartilharam conhecimentos e experiências sobre os desafios contínuos relacionados às minas antipessoais e outros artefatos remanescentes de guerra. A programação incluiu palestras e fóruns temáticos, abordando temas como: tecnologias e equipamentos modernos para desminagem humanitária; desminagem em áreas de alta densidade populacional; treinamentos especializados em desminagem; e impactos ambientais relacionados ao processo de desminagem.

Nos debates sobre cooperação e coordenação de operações de desminagem humanitária, a delegação brasileira realizou uma intervenção destacando os trabalhos desempenhados pelo Brasil na América Latina desde 1993, com o envio de especialistas na área de desminagem, além de destacar a atual presença do Brasil nas Missões de Desminagem Humanitária na Colômbia.

Centro de Instrução de Engenharia (CI Eng)

Foi ressaltado o potencial brasileiro de participar de missões internacionais e capacitar militares de outras nações, por intermédio do Centro de Instrução de Engenharia (CI Eng), seja aplicando o conhecimento em desminagem ou o conhecimento sobre neutralização de artefatos explosivos (EOD). O evento reforçou a relevância da cooperação internacional e destacou as múltiplas realidades e desafios enfrentados no campo da desminagem humanitária.

Os temas, além dos fóruns multilaterais com outras nações, também foram apresentados ao Embaixador Frederico Meyer e ao Secretário Leandro, diplomatas da Delegação Brasileira em Genebra, com o enfoque nas atualizações sobre as capacidades do Exército Brasileiro na atividade de desminagem humanitária e na atividade EOD, o que reforçou o alto conceito do Brasil nestes temas, além de apresentar a prontidão do Exército para seu emprego imediato em missões internacionais.

Veja também:

Companhia de Neutralização de Explosivos inicia certificação para missões de paz

 

 

 

Você sabia que o Exército tem um canal no WhatsApp? Siga e fique informado:

Canal do Exército Brasileiro no WhatsApp

 

 

Fonte: Departamento de Engenharia e Construção

Conteúdo Relacionado