25 anos do Recrutinha: estande inicia celebração em Brasília

Integração com a sociedade

Publicado em 11/10/2025 15h15 | Atualizada em 14/10/2025 10h50

Fotos: ST Edmilson

• O Recrutinha, personagem criado pelo Exército Brasileiro para ensinar valores e a história militar, está comemorando 25 anos com um estande no Park Shopping, em Brasília. A atração, gratuita, começou na sexta-feira, 10, e vai até domingo, 12 de outubro — Dia das Crianças e aniversário do personagem.

• O estande conta com a presença dos personagens Recrutinha e Olivinha, brindes e uma exposição sobre o Exército. O criador do personagem, Luiz Fernando Vieira, estará presente para autografar o novo almanaque.

• O Recrutinha foi criado por Vieira em 2000 e se tornou uma ferramenta de educação e civismo, abordando episódios da história do Brasil e outros temas culturais. Ele é também apresentado em eventos e feiras literárias.

Brasília (DF) – Ele tem proporcionado educação e civismo a uma geração inteira de leitores, e agora, comemora seu sucesso com todos. O Recrutinha, personagem criado pelo Exército Brasileiro para inspirar crianças e adolescentes a entender os valores e a história do universo militar, está celebrando 25 anos com um estande aberto ao público no segundo piso do Park Shopping, em Brasília. Gratuita, a atração foi iniciada na última sexta-feira, 10, e se estenderá até o domingo, 12 de outubro – Dia das Crianças e data oficial de aniversário do personagem –, no horário de funcionamento do shopping. 
 


O local conta com a presença dos personagens Recrutinha e Olivinha, com distribuição de brindes e com uma exposição sobre o Exército com maquetes, painéis e motocicletas militares. A partir das 16h do sábado, 11, e do domingo, 12, o criador do personagem, o cartunista Luiz Fernando Vieira, estará presente para autografar o mais recente almanaque de aventuras do Recrutinha.  
​​​​​​

















Para Vieira, o estande oferece uma oportunidade para que o personagem alcance ainda mais crianças e adolescentes. “Já havia um público cativo antes, e agora o Recrutinha está alcançando novos leitores, que estão procurando o site do Exército para saber mais sobre o personagem. É gratificante saber que o carisma dele está sendo levado para o Brasil inteiro”. 
 


Aprovação do público 

O público que compareceu no primeiro dia aprovou o estande. A pedagoga Gisley Silva Martins, avó de quatro crianças, levou o neto Téo, de 4 anos, para conhecer todas as atrações. “Achei magnífico este espaço, porque traz cultura. A gente repassa isso para as crianças, e enquanto educadora, achei tudo aqui muito positivo. Não conhecia o personagem, mas terei o prazer de ler a revistinha e passarei tudo pro Téo e pros meus outros netos”. 
 


O estande também foi visitado por um público que já conhecia o Recrutinha – alguns deles desde muito tempo. Oriundo de uma família de militares, Felipe Andrade ressaltou que conhece o personagem desde criança, e faz questão de repassar as aventuras para o seu filho de 7 anos. “Conheço desde meus oito ou nove anos de idade, quando meu pai trazia essas revistinhas para mim. A gente conseguia se ver nas histórias. Hoje, as levo pro meu filho. Uma que estou lendo com ele é a do Pelé”. 

Já a publicitária Juliana Carvalho ressaltou a importância de disseminar valores como civismo e patriotismo desde cedo. “As crianças precisam conhecer o que o Exército faz pela população. Muitas vezes não temos essa noção. O Recrutinha é interessante porque a criança começa desde pequena a entrar nesse meio e até a sonhar a quem sabe um dia ser militar”, disse. Não foi preciso ir muito longe para achar um novo fã do personagem e da vida militar. Aos oito anos, Daniel Farias Couto ficou impressionado com todas as atrações, e ainda confirmou que quer ser soldado no futuro. “O boneco e a revistinha são muito bonitos. Vou ler e colar as figurinhas na geladeira. Achei tudo muito legal”. 
 

Recrutinha

O Recrutinha foi criado pelo cartunista Luiz Fernando Vieira quando servia como Cabo no Centro de Comunicação Social do Exército. Inspirado no próprio criador, o personagem apareceu pela primeira vez em um encarte de curiosidades e passatempos do Noticiário do Exército no dia 12 de outubro de 2000. Em abril de 2006, o Recrutinha ganhou sua primeira revista exclusiva, e tornou-se, com suas aventuras, um importante disseminador de educação, cultura e civismo para crianças e adolescentes. Ao longo dos anos, as histórias abordaram de forma divertida e acessível vários episódios da História do Brasil, contribuições do Exército para a sociedade e vários outros tópicos, como esportes e cultura geral. Algumas edições chegaram a ser lançadas em diferentes idiomas, como italiano, espanhol e inglês. O Recrutinha também marca presença em diversos eventos do Exército e em bienais e feiras literárias realizadas pelo país. 
 



Confira aqui  o Almanaque comemorativo dos 25 anos do Recrutinha e aqui várias outras histórias do personagem. 

Saiba mais:

Concurso de foto com o Recrutinha em 3D - realidade aumentada

Siga o canal do Exército Brasileiro no WhatsApp

Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército

Conteúdo Relacionado